São Paulo, 03 (AE) - O Brasil terá pela primeira vez uma equipe competindo com um carro nacional no Rali Paris/Dacar/Cairo. A equipe Hollywood Troller-Dakar participará da prova com quatro veículos fabricados na Troller, indústria com sede na cidade de Horizonte, no Ceará. A fábrica está gastando US$ 1,5 milhão na preparação dos modelos de jipe T5, que utiliza o motor Ford V6 4.0, que serão usados na competição. O veículo é protótipo de um modelo que a empresa pretende lançar no mercado brasileiro no próximo ano.
Segundo o coordenador da equipe, Cacá Clauset, que também é um dos pilotos que estarão no rali, a idéia de preparar um veículo brasileiro para uma das competições mais difíceis do mundo surgiu em 1998. O objetivo da equipe, composta de 26 pessoas - entre pilotos, navegadores e integrantes do grupo de apoio - é fazer com que o jipe chegue ao fim do rali, comprovando a competência dos carros fabricados no Brasil.
Além dos quatro jipes - que disputarão simultaneamente a categoria novatos, geral e protótipos -, a Hollywood Troller Dakar contará com três caminhões que transportarão o material e pessoal das equipes de apoio. Clauset, que possui dois títulos do Rali dos Sertões, afirma que o jipe Troller mostrou bom desempenho em terrenos de areia, fundamental em uma competição disputada quase que totalmente nos desertos africanos. O carro, segundo ele, conseguiu bons resultados em competições no País.
Novidade - Para melhor adaptação aos diversos tipos de terreno
os carros contarão com um sistema automático de calibragem dos pneus, que será controlado pelo navegador. Com o sistema, chamado rodoar, os integrantes da equipe poderão controlar a quantidade de ar dentro dos pneus de dentro do carro.