Rio, 06 (AE) - Ao apresentar-se hoje ao Flamengo, o novo técnico do clube, Paulo César Carpegiani, foi cauteloso em relação a dispensas e contratações de jogadores, mas deu indicações de como vai conduzir o time. Segundo ele, nenhum jogador vai deixar o clube enquanto não for observado, o que vai ocorrer a partir de segunda-feira, quando começa a pré-temporada na Granja-Comary, em Teresópolis.
"Conheço os jogadores apenas por vê-los atuar à distância, o que é bem diferente de trabalhar com eles diariamente", explicou. "Sei que o tempo de preparação é pequeno, mas não quero determinar uma data para definição do elenco." Carpegiani fez elogios aos jogadores atuais do Flamengo, os quais considera jovens e velozes. "Essas são características que me agradam e, portanto, acho que posso extrair muito do grupo", contou. Na pré-temporada, o treinador vai trabalhar com 28 jogadores.
O técnico conversou com o preparador físico Toninho de Oliveira, com quem trocou idéias sobre o grupo de atletas. Após esse encontro, ele passou a ter uma idéia de qual será a formação que vai usar. "Prefiro não divulgá-la porque não sei se vai funcionar na prática", ressaltou.
Recém-contratado - a sua chegada ao Rio está prevista para amanhã -, o iugoslavo Petkovic deve desempenhar função fundamental no esquema de Carpegiani. Para o treinador, os grandes times contam com um jogador de meio-de-campo que saiba criar e concluir. "Vamos ver se o Petkovic consegue jogar dessa forma", contou ele, garantindo que aprovou a contratação do iugoslavo.
Sobre o atacante Tuta, cujo passe o Flamengo comprou por US$ 3 5 milhões, Capegiani disse que se trata de um jogador de "características diferentes". O treinador disse que só vai reivindicar outros reforços, caso perceba que o time tem deficiências. "Vamos priorizar o uso das categorias de base."
Gilmar - O superintendente de Futebol do Flamengo, Gilmar Rinaldi, negou que tenha pedido demissão e garantiu que não vai ceder as pressões para deixar o clube. Rinaldi afirmou que o ex-dirigente do clube Aloísio Santos e o empresário Léo Rabelo fizeram acusações contra ele por terem sido prejudicados, ao tentarem vender jogadores ao Flamengo. "Como não aceitei os negócios que eles propuseram, foram me criticar na imprensa", explicou.