São Paulo, 12 (AE) - Com um jeito tímido e discreto, o zagueiro equatoriano Carabali procura, durante os treinamentos no São Paulo, falar pouco e correr muito. Tanta vontade deve-se ao fato de o atleta estar ansioso para pisar pela primeira vez no gramado do Morumbi em uma partida oficial pelo Tricolor. A sua estréia foi quarta-feira, no Amapá, na goleada por 4 a 1 sobre o Ypiranga, pela Copa do Brasil.
O desafio, no entanto, será o clássico diante do Corinthians, domingo, pelo Campeonato Paulista. "Soube da rivalidade entre os dois clubes", disse Carabali, confessando que nunca escondeu o desejo de jogar no Brasil, principalmente em São Paulo. "É um futebol de alto nível técnico." O zagueiro agradou ao técnico Paulo César Carpegiani em sua estréia, no Norte.
O treinador já conhecia o estilo de jogo do equatoriano desde as eliminatórias sul-americanas de 1997. Carpegiani era, na época, o comandante da seleção paraguaia. "Nunca trabalhamos juntos, embora ele (Carpegiani) tenha dirigido o Barcelona de Guayaquil, meu antigo time", lembrou Carabali. "É um excelente profissional, muito disciplinador."
No São Paulo, o zagueiro deverá ter a função de atuar como volante, pelo lado direito, ao lado de Alexandre e Edmílson. "Meu objetivo é permitir o avanço dos laterais", destacou o jogador. Após testar vários atletas na posição, Carpegiani aprovou a versatilidade do equatoriano.
"Quero mostrar meu valor no Brasil para representar bem o meu país", contou Carabali. O jogador deixou muitos amigos no Equador, mas tem, em São Paulo, a companhia da mulher e dos dois filhos. Caseiro, prefere ficar com a família em seu flat. "É um momento de descanso e reflexão." O atleta explicou que ainda sente dificuldades de adaptação ao clima paulistano e à língua portuguesa.
Além de uma vaga definitiva entre os titulares, Carabali busca um cabeleireiro que possa esculpir em sua cabeça o símbolo do Tricolor. "Ainda não encontrei ninguém de confiança que pudesse fazer esse trabalho", disse.
Volta - Os laterais Jorginho e Serginho, poupados diante do Ypiranga, vão retornar ao time contra o Corinthians. Outra novidade poderá ser a entrada do atacante França, que hoje foi testado por Carpegiani no lugar de Warley.
Na defesa, a preocupação do treinador é com o zagueiro Nem, com dores musculares no adutor da coxa direita. Nem não treinou hoje e foi substituído por Wilson. Carpegiani, porém, ainda não definiu a equipe para o clássico.

mockup