SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - O capitão da seleção da Rússia de futebol, Artem Dzyuba, rompeu o silêncio após ser criticado por jogadores ucranianos.

Em uma publicação nas redes sociais, o atacante de 33 anos do Zenit descreveu a guerra como 'coisa assustadora', mas não condenou os ataques da Rússia contra a Ucrânia e ainda disse que sente orgulho de sua nacionalidade.

Além disso, criticou Vitaliy Mykolenko, do Everton, e Andriy Yarmolenko, do West Ham, por estarem 'sentados em suas mansões na Inglaterra' e dizendo 'coisas desagradáveis'.

Por meio de um vídeo no Instagram, Yarmolenko falou das publicações de Dzyuba no 'Tik Tok' e pediu um posicionamento do jogador devido ao seu poder de influência. Enquanto Mykolenko criticou o silêncio do russo de forma mais agressiva.

"Por favor, me diga o que aconteceria se todos juntos, unidos, mostrássemos às pessoas o que realmente está acontecendo no meu país. Então, vocês que têm influência nas pessoas, mostrem. Sei que alguns de vocês gostam de mostrar suas bolas na frente da câmera, mas agora é hora de mostrar suas bolas na vida real", disse o jogador do West Ham.

"Enquanto você fica em silêncio, seu p***, com seus companheiros idiotas, cidadãos pacíficos são mortos na Ucrânia. Você ficará trancado em sua caverna pelo resto de sua vida e, acima de tudo, a de seus filhos. E estou feliz", disse o lateral do Everton.

Veja a tradução do post de Dzyuba:

"Até recentemente, eu não queria falar sobre o tema dos eventos na Ucrânia. Não queria, não porque tivesse medo, mas porque não sou especialista em política, nunca entrei e não pretendi (ao contrário de um grande número de cientistas políticos e virologistas que apareceram recentemente na internet). Mas como todo mundo, eu tenho minha própria opinião.

Como estou sendo atraído para este tópico de todos os lados, vou expressá-lo. Eu sou contra qualquer guerra. A guerra é assustadora. Mas também sou contra a agressão e o ódio humanos, que a cada dia adquirem algumas proporções transcendentes. Sou contra a discriminação com base na nacionalidade. Não tenho vergonha de ser russo. Tenho orgulho de ser russo. E não entendo por que os atletas devem sofrer agora.

Eu sou contra padrões duplos. Por que se pode fazer tudo, mas todos os cães estão pendurados em nós. Por que todo mundo está sempre gritando sobre esportes fora da política, mas na primeira oportunidade, quando se trata da Rússia, esse princípio é completamente esquecido?

Mais uma vez, a guerra é assustadora. Em situações estressantes, as pessoas mostram sua essência, às vezes negativa. Quanta raiva, sujeira e bile derramaram sobre todos os russos, independentemente de sua posição e profissão. Aqueles milhares de pessoas que escrevem insultos e ameaças -entrem na fila!

É duplamente estranho ouvir tudo isso de pessoas a quem a Rússia deu muito, muito em suas vidas. Tudo isso só cria mais negatividade. A guerra terminará, mas as relações humanas permanecerão. E será impossível retroceder. Lembre-se disso.

P.S. E para alguns colegas da loja que se sentam no padre nas mansões da Inglaterra e dizem coisas desagradáveis: isso não pode nos ofender, nós entendemos tudo! Paz e bem a todos!"