O Campeonato Carioca terá sua 1ª rodada disputada nesta quarta-feira (14), embora a primeira partida da competição tenha ocorrido no último domingo (11), quando Portuguesa-RJ e Flamengo empataram por 1 a 1 em duelo adiantado da 5ª rodada. Oficialmente, porém, o estadual começa agora, com três jogos programados.

A abertura será às 17h, com Volta Redonda x Boavista. Mais tarde, às 19h, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, o Fluminense enfrenta o Madureira e faz sua estreia na temporada 2026. O Tricolor deve iniciar o torneio com uma formação alternativa, mas já com a presença de dois reforços contratados na janela: o zagueiro Jemmes, ex-Mirassol, e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, ex-Atlético-MG. Jovens como o volante Wallace Davi e o atacante Riquelme também podem ganhar minutagem. O técnico Luis Zubeldía, ainda em recuperação após uma cirurgia cardíaca, não comandará a equipe à beira do campo. Seu auxiliar, Maxi Cuberas, deve ficar responsável pelo time.

O Flamengo, que já estreou na competição, volta a jogar às 21h30, em Moça Bonita, contra o Bangu. Mais uma vez, o Rubro-Negro atuará com o time de aspirantes, sem suas principais estrelas. O destaque da equipe alternativa é o atacante Wallace Yan, que integrou o elenco principal em 2025 e participou das campanhas vitoriosas do Brasileirão e da Libertadores. O técnico do time alternativo do Flamengo é Bruno Pivetti, comandante da categoria sub-20.

A rodada inicial se completa na quinta-feira (15), com mais três partidas. Às 17h, Sampaio Corrêa-RJ e Nova Iguaçu duelam. Às 19h, o Botafogo faz sua estreia enfrentando a Portuguesa-RJ, novamente no Luso-Brasileiro. Assim como o Flamengo, o Glorioso também utilizará um elenco de aspirantes, composto majoritariamente por atletas do sub-20. O técnico argentino Martín Anselmi, contratado para a temporada, não estará no banco. O treinador será Rodrigo Bellão, do sub-20.

Por fim, o Vasco fecha as estreias às 21h30, em São Januário, onde enfrenta o Maricá. Vice-campeão da Copa do Brasil, o Cruzmaltino irá a campo com uma formação alternativa, mas a tendência é que utilize alguns titulares já na 1ª rodada. Fernando Diniz, que estará à beira do gramado, pretende utilizar os jogadores em melhores condições físicas, diante do curto período de pré-temporada.

mockup