Campeões mundiais no boxe iniciam suas campanhas
Guadalajara - O Brasil ficou 44 anos sem conquistar uma medalha de ouro no boxe dos Jogos Pan-Americanos até Pedro Lima, o Peu, se sagrar campeão na categoria até 69kg (meio-médio) no Rio de Janeiro, em 2007. Quatro anos depois, as perspectivas do boxe brasileiro melhoraram muito. As lutas terão início nesta sexta-feira, na Expo Guadalajara.
Dois campeões adultos dos Mundiais da Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) fazem parte da equipe: Everton Lopes (ouro em Baku, no início deste mês) e Roseli Feitosa (campeã do Mundial de Barbados, em setembro do ano passado). Além dos dois, a equipe conta com David Lourenço da Costa, campeão do Mundial Juvenil de Baku no ano passado.
Everton foi peão de obras e lavador de carros. Ia fazer um teste para entrar nas categorias de base de futebol do Vitória quando viu seu conterrâneo e amigo, Washington Luís Silva, em ação no Pré-Olímpico de 2004.
Prometeu à mãe que chegaria à seleção e aos Jogos Olímpicos. ''Minha mãe me chamou de maluco no começo, mas depois me apoiou''. Em 2006, Everton, com 18 anos, já se destacou no Mundial Juvenil do Marrocos, alcançando a quinta colocação. No ano seguinte, mostrando um estilo muito bonito, com eficiente jogo de pernas, foi vice-campeão do Pan do Rio, parando apenas no cubano Ugas Yordenis. (Agência Estado)





