Campeão treina em Londrina
Áureo Nogueira
De Londrina
O campeão mundial de vale tudo pela Internacional Vale Tudo Championship (IVC), na categoria até 90 quilos, o carioca Ismael Souza, está em Londrina fazendo sua preparação para as próximas competições.
No mês que vem, ele participa da seletiva brasileira para o Torneio Mundial de Corpo a Corpo, que será disputado na Arábia Saudita. Na sequência, deve tentar o título de supercampeão da IVC e a unificação do cinturão com as outras duas entidades Internacionais de vale tudo a Ultimate Fighting e a Pride.
Ismael treina na Academia Ironworks Gym, com o professor Waldemar Marques Guimarães. Escolhi Londrina para esta etapa da preparação porque a academia é a mais bem equipada e com o melhor preparador do Brasil, o professor Waldemar, destaca Ismael.
O preparador londrinense explica que o programa de treinamento prevê o fortalecimento das variáveis força e potência muscular. Este trabalho envolve a periodização do treino e a regulagem precisa do processo de nutrição suplementar. Assim, podemos explorar ao máximo a performance do atleta, revela Waldemar, acrescentando que o treinamento será monitorado à distância, através da Internet. Só periodicamente o atleta precisa vir a Londrina, para pequenos estágios de três ou quatro dias.
Ismael Souza é também campeão paulista e brasileiro de jiu-jitsu, o único praticante desta modalidade a conquistar o título da IVC. Ele explica que o vale tudo desta entidade é considerado o mais selvagem do planeta. Na IVC, realmente é vale tudo. Não há as limitações da Pride e da Ultimate Fighting, como soco na nuca, golpes na genitália ou ataque com o adversário no solo, diz. É a que mais leva lutador para a UTI, ele acrescenta.
Para o campeão do mundo, a perspectiva é de crescimento do vale tudo no mundo inteiro. E uma luta real, autêntica, resume Ismael. No vale tudo não tem marmelada, ele garante.





