SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Onze meses depois de um nocaute espetacular sobre o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, Hebert Conceição volta aos ringues no próximo sábado (18). O campeão olímpico fará sua estreia profissional em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, contra o espanhol Jose Manuel Lopez Clavero.

Hebert assinou, em dezembro, com a promotora Probellum, criada no ano passado por Richard Schaefer, um famoso promotor de boxe, e que tem sua base exatamente em Dubai. Desde então, ele esperava uma oportunidade para fazer sua primeira luta, que vem sendo adiada desde março.

Nesta segunda-feira (13), a cinco dias do confronto, ele anunciou que lutaria no sábado contra adversário até então não revelado. "Estou em Dubai para minha estreia no boxe profissional. Me preparei da melhor forma possível e me sinto pronto para esse grande desafio", escreveu no Instagram.

Nesta terça-feira (14) veio a revelação, pelo blog do Daniel Fucs, no GloboEsporte, de que o duelo será contra Jose Manuel Lopez Clavero, um espanhol de 37 anos que tem mais derrotas do que vitórias na carreira. Pelo cartel dele no BoxRec, são 17 derrotas, 16 vitórias e uma luta sem resultado. De 2018 para cá, suas únicas vitórias foram contra adversários que tinham, respectivamente, 50, 67, 39 e 41 derrotas na carreira.

Confrontos assim, contra adversários muito mais fracos, com retrospecto negativo, são comuns em início de carreira de atletas que são apostas de grandes promotoras, como é o caso de Hebert. Mas o mais comum é que os rivais de primeiras lutas sejam quase tão inexperientes quanto ele,

Se seguir o padrão do boxe profissional, Hebert deve fazer ao menos 10 lutas contra adversários que não oferecem risco para ganhar experiência antes de encarar os melhores da categoria.