SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Responsável por conquistar o primeiro ouro da história de Singapura nas Olimpíadas, Joseph Schooling foi suspenso pelo Ministério da Defesa local após usar maconha em uma viagem ao Vietnã.

A punição implicará na ausência de Schooling de competições importantes locais. De acordo com a imprensa de Singapura, o uso teria ocorrido enquanto o nadador estava de licença do serviço militar para se preparar para os Jogos do Sudeste Asiático, competição que aconteceu meses depois da morte de seu pai.

Nas redes sociais, o nadador se manifestou e se desculpou pelas suas ações, prometendo que não irá decepcionar as pessoas novamente.

"Eu sinto muito que minhas ações causaram dor a todos que estão em minha volta, especialmente minha família e os jovens que se inspiram em mim. Cometi o ato em um momento de fraqueza depois de passar por um período muito difícil da vida", começou dizendo.

"Cometi um erro e sou responsável pelo que fiz. Vou fazer as pazes e corrigir o que está errado. Eu não vou decepcionar vocês novamente", completou.

Schooling se tornou herói em Singapura após conquistar o ouro nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o nadador venceu Michael Phelps nos 100 metros borboleta.