Campeão em Nova Iorque vem para São Silvestre
PUBLICAÇÃO
domingo, 23 de dezembro de 2001
Reportagem Local 
A 77 Corrida Internacional de São Silvestre, que fecha no dia 31 deste mês o ano esportivo nacional, já tem seu primeiro destaque do exterior. Trata-se, nada menos, do que o campeão e recordista da Maratona de Nova York, uma das maiores e mais tradicionais disputas do mundo: o etíope Tesfaye Jifar. O corredor, de 25 anos, não é um novidade na prova que percorre as ruas de São Paulo. No ano passado, ele ficou em terceiro lugar, quando foi superado pelo queniano Paul Tergat e pelo seu compatriota Tesfaye Tola. Este ano, porém, depois da façanha registrada em Nova York, Jifar ganhou status e o reconhecimento mundial.
A Maratona de Nova York, considerada uma das maiores festas do atletismo internacional, teve um componente emocional muito grande este ano. Disputada menos de dois meses depois dos atentados terroristas de 11 de setembro, a prova foi um marco na reviravolta do povo norte-americano na superação da tragédia das torres gêmeas. Para aumentar ainda mais este clima de superação Tesfaye Jifar bateu os outros 30 mil participantes da prova, completando o percurso de 42.195 metros em 2h06min49, melhorando em quase um minuto o recorde do tanzaniano Juma Ikangaa, que, com 2h07min43, resistia desde 1989.
Cego do olho direito desde os 12 anos, quando foi ferido por um touro, Jifar ofereceu a vitória a todas as vítimas do atentado terrorista e mostrou-se muito feliz por ser o primeiro etíope a ganhar a tradicional prova. Pela vitória, ele recebeu um prêmio de US$ 80 mil, um bônus de US$ 35 mil e um carro. Na São Silvestre, Jifar terá a companhia de seu compatriota Tesfaye Tola, que mais uma vez percorrerá os 15 quilômetros de extensão da prova, com largada e chegada na Avenida Paulista.
A São Silvestre já alcançou o número-limite de 15.000 participantes, recorde absoluto na história. Por questão de segurança, nenhum corredor pode mais garantir presença na tradicional corrida de fim de ano.


