Campeão e vice da Copa vão à Libertadores-2001
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de agosto de 2000
Agência Folha De São Paulo e Rio 
Para tentar amenizar o fracasso que vem sendo a Copa João Havelange, o Clube dos 13 e a CBF recorreram ontem ao apelo popular que os torneios sul-americanos têm no Brasil. Os presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e da CBF, Ricardo Teixeira, divulgaram que o campeão e o vice da competição, que este ano substitui o Brasileiro, têm vaga garantida na Taça Libertadores da América do ano que vem. Além disso, o terceiro e quarto colocados na Copa João Havelange terão direito a disputar a Copa Mercosul-2001.
A valorização da Copa João Havelange é uma preocupação nossa, e, com essas vagas, a competição fica mais importante também para os clubes. Essa medida pode não agradar aos mensageiros do desastre e do caos, declarou Fábio Koff logo após o anúncio, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio.
Contrariando as evidências, o dirigente disse que até aqui, a média de público (da Copa João Havelange) é igual à dos últimos dois anos. Oficialmente, a Copa João Havelange não poderia credenciar nenhum representante brasileiro na Libertadores da América, já que não tem a chancela da CBF o torneio é organizado pelo Clube dos 13.
Por causa da disputa jurídica com o Gama, a CBF esteve impedida durante vários meses de promover o Brasileiro. Aproveitando-se da situação, o Clube dos 13 assumiu a organização do Nacional.
Mas, vendo o fiasco da competição, a CBF entrou em acordo com a associação de clubes para garantir as vagas na Libertadores.
A CBF será a responsável por indicar à Confederação Sul-Americana de Futebol o campeão e o vice da Copa João Havelange como os representantes brasileiros no torneio. Era o que faltava para a competição do Clube dos 13 ser legitimada como o verdadeiro Campeonato Brasileiro de 2000.


