O peso de ainda ser uma grande atração do futebol mundial ajudou a Seleção Brasileira a se tornar um verdadeiro fiasco como visitante nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
De todas as equipes já classificadas em campo para o Mundial ou as que ainda têm chances, nenhuma teve um aproveitamento jogando fora de casa tão pífio até o momento no torneio qualificatório como o time amanhã comandado por Luiz Felipe Scolari.
Em oito jogos fora do país, o Brasil venceu duas vezes, empatou uma e perdeu cinco, o que deixa o time nacional com um aproveitamento de 29%.
As outras 36 seleções já qualificadas ou na disputa por vagas na próxima Copa superam essa performance nos duelos travados fora de suas fronteiras.
Mesmo no seu ''quintal'', o Brasil foi pior como visitante do que todos os sul-americanos com chances de estar no Japão e na Coréia do Sul no próximo ano.
A já qualificada Argentina, por exemplo, levou para casa 71% dos pontos disputados em outros países. Foram melhores também Paraguai, Equador, Uruguai e até a Colômbia, que tem chances reduzidas de classificação para a Copa.
Mesmo que vença nesta noite a Bolívia na altitude de La Paz, o Brasil terá que depender de outros resultados para não chegar ao Mundial asiático com o pior currículo como visitante nas eliminatórias entre os qualificados.

mockup