Fernando Tupan
De Curitiba
O ano de 1999 não vai ser esquecido tão cedo pela torcida atleticana. No Regional e o Campeonato Brasileiro o Atlético foi desclassificado, mas conseguiu vencer o Torneio Seletivo para a Taça Libertadores da América de 2000. O último feito do Rubro-Negro em 99 vai ser lembrado por mil anos. A camisa oficial do clube foi incluída na ‘‘Cápsula do Tempo’’, uma escultura de metal que será lacrada no outono próximo para ser aberta somente no ano 3000.
O torcedor Clóvis Gonçalves, de 24 anos, funcionário público, foi responsável pela inclusão da camisa atleticana na cápsula. Em setembro passado, convenceu o correspondente do jornal The New York Times no Brasil, Simon Romero, ao responder com convicção uma pergunta que levaria para o futuro a camisa do Atlético, seu time de coração.
Clóvis nunca pensou que a sugestão seria levada a sério. ‘‘Eu falei espontaneamente e depois esqueci a história. Até que um dia recebi um telefonema avisando que a camisa do Atlético havia sido selecionada. Agora quero fazer um pedido aos jogadores atleticanos: o título da próxima Copa Libertadores da América.’’
A cápsula do jornal está exposta no Museu Americano de História Natural. Dentro dela serão colocados pequenas fatias da vida e da cultura deste final de século, numa espécie de catálogo internacional para o próximo milênio sobre os hábitos da população.
A novidade boa para todos os insatisfeitos está na própria página do jornal americano na Internet. Acessando o endereço www.nytimes.com, o internauta pode interferir na escolha de novos símbolos do século 20, ajudando a encontrar hábitos que marcam o homem moderno.