Agência Estado
Do Rio de Janeiro
O Vasco espera contar com um aliado de peso para tentar vencer hoje o Manchester United e ter chances de assegurar a classificação à fase final do Mundial de Clubes: o forte calor do verão carioca. Para o técnico Antônio Lopes, esse aspecto pode mesmo influenciar o resultado do jogo, que começa às 18h15, no Maracanã, com transmissão ao vivo das TVs Bandeirantes e Globosat/SporTV. Anteontem o Vasco estreou com vitória de 2 a 0 sobre o South Melbourne, gols de Felipe e Edmundo. O Manchester empatou com o Necaxa.
‘‘Mostramos na primeira rodada que estamos preparados para suportar essa estufa’’, disse Lopes. Ele reconhece que o time inglês terá dificuldades, mas prefere acreditar na força e no talento do Vasco para obter a segunda vitória no campeonato. ‘‘Vai ser um jogo equilibrado, muito difícil, entre duas grandes equipes.’’
O zagueiro Mauro Galvão também cita a alta temperatura como um fator que pode beneficiar o Vasco – ontem, os termômetros digitais próximos ao Maracanã chegaram a registar 39 graus. ‘‘O calor pesa sim, não é decisivo, mas também não pode ser considerado como indiferente’’, opinou.
Lopes ficou satisfeito com o rendimento da equipe na estréia contra o South Melbourne, embora tenha detectado ‘‘um certo nervosismo’’ na equipe. ‘‘Numa competição de tanta importância, isso é normal e aceitável.’’
Para Felipe, o Vasco tende a melhorar na partida contra o Manchester. Ele ainda observa pequenas falhas de entrosamento no time, justificadas pelas contusões recentes de vários jogadores e pelos novos reforços para o Mundial, como Jorginho, Júnior Baiano e Romário. Felipe sustenta que o Vasco deve tirar proveito da ausência do meia Beckham e atacar mais pelas pontas.
O ataque formado por Edmundo e Romário será mantido, embora este tenha sentido leves dores musculares após o jogo com o South Melbourne. Lopes pediu que os dois procurem mais as tabelas e os toques rápidos, com a aproximação de Juninho e Ramon.
Muito aplaudido por sua estréia no Mundial, o goleiro Hélton tentava disfarçar a ansiedade por ter de enfrentar o atual campeão do mundo. ‘‘É como um outro jogo qualquer’’, disse. Depois, fez uma ressalva: ‘‘Falo assim para destacar o empenho que devemos manter, mas é claro que o Manchester é uma bela equipe.’’ Hélton substitui Carlos Germano, que não deve mais servir ao clube este ano.
Desfalques – O técnico do Manchester United, Alex Ferguson, espera que a arbitragem não favoreça o Vasco hoje. ‘‘Os times sul-americanos foram beneficiados pelo clima, pelo campo e pelos juízes’’, disse ele, ressaltando que estava brincando.
Após o empate com o Necaxa, Ferguson afirmou que o time inglês tinha sido prejudicado pelo juiz. O meia Beckham está suspenso por ter sido expulso nessa partida. Ferguson, que também foi suspenso, não poderá assistir ao jogo do banco. Além da suspensão, ambos foram multados: Beckham em US$ 3.100,00 e o treinador em US$ 7.600,00.
Para Ferguson, o time precisa vencer o Vasco para manter as chances de classificação. Por isso, o substituto de Beckham será um atacante – o mais cotado é o norueguês Solskjaer.
Apesar de ter elogiado a dupla Romário e Edmundo, Ferguson garantiu que não vai alterar a forma de jogar de sua defesa. Segundo ele, os zagueiros ingleses vão continuar a atuar em linha como fizeram contra o Necaxa.

FICHA TÉCNICA
Vasco
Hélton; Jorginho, Mauro Galvão, Júnior Baiano e Gilberto; Amaral, Felipe, Juninho e Ramon; Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes
Manchester United
Bosnich; G. Neville, Stam, Silvestre e Irwin; Butt, Roy Keane, Ryan Giggs; Solskjaer, Andy Cole e Yorke. Técnico: Alex Ferguson
Árbitro: Saad Kameel Mane (Kuwait)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 18h15