Mazola Junior vai ter que fazer o Londrina jogar se quiser escapar do rebaixamento
Mazola Junior vai ter que fazer o Londrina jogar se quiser escapar do rebaixamento | Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Estadão Conteúdo


A torcida do Tubarão já começa a fazer várias contas para ver o que o time precisa fazer para fugir do rebaixamento e em todos os cenários o Londrina enfrenta um caminho duro para permanecer na série B. O Londrina atualmente está em 16º lugar na competição, com 31 pontos. O próximo adversário é o Figueirense, que possui 27 pontos e está na lanterna da competição (20º).

O capitão Germano está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e é desfalque certo. O atacante Paulinho Moccelin cumpriu suspensão contra o Operário e pode retornar ao time. Quem também não atuou contra o Operário e pode voltar é o meia Léo Passos. Anderson Leite também está no departamento médico e precisa ser melhor avaliado.

Com a atuação pífia na derrota de sábado para o Operário por 2 a 1, no estádio do Café, o técnico Mazola Júnior deve mexer na equipe novamente. Além do baixo rendimento da equipe, a questão física também pesa na hora de definir quem mandará a campo diante do time catarinense, já que o duelo desta terça será o terceiro em sete dias.

No Figueirense, que vem de uma vitória sobre o América-MG depois de ficar 18 partidas sem vencer, o técnico Márcio Coelho, afirma que nas dez rodadas restantes todos os jogos possuem relevância. "Claro que o Londrina é o primeiro adversário fora da zona de rebaixamento, então é encarar como uma final, mas são várias finais. Agora é focar ao máximo nessa vitória (sobre o América-MG) e nessa melhora na posse de bola e da equipe para ter continuidade lá (em Londrina) e isso se traduza em vitória para que a gente dê mais um passinho para sair dessa situação", destacou o treinador do time catarinense em entrevista coletiva após a partida contra o time mineiro. O técnico terá o retorno do zagueiro Alemão e do lateral direito Victor Guilherme, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, mas não terá o volante Zé Antônio, com uma lesão no joelho direito, assim como o zagueiro Héliton, também com problemas no joelho.

Matemática

Restam 10 partidas para o fim do campeonato e o time londrinense terá pela frente cinco jogos em casa e cinco jogos fora. Vale lembrar que nas últimas dez partidas o Londrina só conseguiu duas vitórias, uma contra o Coritiba e uma contra o Cuiabá. Após a partida contra o Figueirense no Estádio do Café, no dia 15, o time encara o Vitória fora de casa (18), o Oeste em Londrina ( 25), o Paraná em Curitiba (28), o Atlético-GO em Goiânia (5/11), o América-MG no Café (9/11), o Criciúma em Santa Catarina (12/11), o Botafogo-SP no Estádio do Café (15/11), o São Bento em Sorocaba-SP(22/11) e o Guarani em Londrina (30/11).

Destes, apenas três jogos são contra equipes que estão abaixo da posição do Londrina neste momento (Criciúma, 18º colocado; São Bento, 19º; e Figueirense, 20º), confrontos diretos nessa luta contra o rebaixamento. A equipe também enfrenta o Guarani (13º), Oeste (14º) e Vitória (15º), que estão em posição melhor que o LEC na tabela e que também estão na briga direta com o Londrina para ficar longe da zona da degola. Outros três confrontos serão contra equipes que estão próximas do G4 (América-MG, 5º colocado; Paraná, 6º; e Botafogo-SP, 7º). O time também enfrenta o Atlético-GO (3º colocado).

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Londrina possui 46% chances de rebaixamento. Atualmente os times que possuem maior chance de cair são: Figueirense (84%), São Bento (78%), Criciúma (75%) e Vila Nova-GO (56%). Pelo site do departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Londrina tem 48,7% de chances de ser rebaixado, uma situação melhor apenas do que as do Figueirense (84,3%), do São Bento (79,8%), do Criciúma (71,8%) e do Vila Nova-GO (53,7%).

Para não ter nenhuma possibilidade de rebaixamento, o Londrina precisaria conquistar mais 18 pontos, ou seja, o equivalente a seis vitórias em dez jogos. Se vencer todos os jogos como mandante da partida e beliscar uma vitória fora de casa alcançaria essa meta, mas não será nada fácil. Dois desses jogos serão contra equipes que estão bem na competição: o América-MG e o Botafogo-SP.

Se marcar apenas dez pontos nessas dez partidas, ou seja, empatar todos os jogos, ele teria 35,2% de chances de ser rebaixado, um percentual ainda muito alto. O confortável seria conquistar acima de 14 pontos nos dez jogos restantes. Com 14 pontos, ou seja, quatro vitórias e dois empates, essa possibilidade cairia para 0,696%.