Vânia Moreira
Enviada à Guaíra
Os caciques que participam dos 2º Jogos Indígenas Brasileiros, em Guaíra (PR), querem preparar atletas para as futuras competições entre as tribos. Os índios alegam que foram convidados para os 2º Jogos em cima da hora e não tiveram tempo de treinar. A maioria recebeu o convite a menos de um mês. Algumas nações nem puderam trazer seus melhores atletas em algumas modalidades. Os caciques também querem disputar modalidades típicas que entraram apenas como demonstração nos 2º Jogos como a corrida de tora.
Segundo o cacique Xavante Benjamim Waparia, originalmente a corrida de tora exige uma pista de oito a dez quilômetros. Cada guerreiro tem de correr pelo menos 500 metros levando nas costas a tora de buriti que pesa em média 100 quilos para os homens e 70 quilos para as mulheres. ‘‘Os organizadores dos Jogos acharam que seria complicado preparar uma estrada rural para a prova e deslocar o pessoal’’, disse Benjamim.
O cacique Iwararo Karajá, da tribo Carajá, da Ilha do Bananal (MT), diz que vai treinar atletas para participar de competições específicas. A delegação Carajá está com 30 atletas em Guaíra, competindo em quase todas as modalidades. O mesmo que joga futebol, corre nas provas de atletismo, rema na canoagem, nada, atira com arco flecha e luta. ‘‘Eu vou treinar uma equipe boa de futebol e três atletas para representar a nação Carajá em cada modalidade’’, planeja Iwararo.
No futebol, muitas tribos acreditam que já tem atletas de bom nível para competir, mas querem melhorar. Campeões nos 1º Jogos em Goiânia, em 96, os Xavantes disputam a final hoje com os Potiguaras e são os favoritos. A tribo participa de campeonatos de segunda divisão em Mato Grosso.
Os Xavantes (MT) e Potiguaras (PB) disputam hoje no Estádio Ney Braga a final do campeonato de futebol masculino. Canelas e Xingus disputam o terceiro lugar. Os Xavantes venceram ontem os Xingus por 3 a 2. No outro jogo da semifinal, os Potiguaras derrotaram os Canelas também por 3 a 2. As índias Umutinas, de Mato Grosso foram as campeãs do futebol suíço feminino. Venceram as Xavantes pelo placar de 3 a 2. Os Jogos terminam hoje.

mockup