Brasiliense vence a Prova Tiradentes
PUBLICAÇÃO
domingo, 21 de abril de 2002
Marta Medeiros Equipe da Folha 
Maringá - O atleta Clodoaldo Gomes da Silva, 25 anos, foi o vencedor da 28ª edição da Prova Tiradentes de Maringá deixando para trás favoritos como o tetracampeão Elenílson da Silva que ficou em décimo lugar. Surpreso com a própria vitória em 29min38s no trajeto de dez quilômetros, Clodoaldo é de Brasília-DF mas corre pela equipe Adauto Domingues Performance, de São Paulo.
Entre as mulheres, a atual campeã da São Silvestre, Maria Zeferina Baldaia, conquistou o primeiro lugar com o tempo de 41min38s.
Segundo Clodoaldo, a prova exigiu muito nível técnico. Vim para ficar entre os cinco primeiros e nem tinha idéia que poderia vencer, disse o atleta. Clodoaldo é formado em educação física e tem no currículo a única vitória brasileira no campeonato mundial de juvenil conquistada em 1994, em Portugal.
Em segundo lugar na categoria masculino venceu o atleta curitibano da equipe do Cruzeiro de Belo Horizonte-MG, Rômulo Wagner da Silva (29min43s) e em terceiro Paulo Roberto Almeida de Paula (29min50s), da Mizuno de São Paulo.
A campeã Maria Baldaia, ex-cortadora de cana, com 29 anos de idade, de Sertãozinho-SP, diz que o principal objetivo este ano é conquistar o índice para as Olímpiadas de 2004. Segundo Maria, para isso terá que participar de provas no exterior porque no Brasil o clima e os terrenos não ajudam na obtenção do índice olímpico. É a primeira vez que Maria participa da Prova Tiradentes. Foi difícil porque tive que me esforçar para vencer atletas como a Márcia Narloch, afirma a campeã.
Márcia Narloch, do Rio de Janeiro, bicampeã da Prova Tiradentes, conquistou o segundo lugar com 43min44s e Ednalva Lauriano ficou em terceiro lugar com o tempo de 44min04s.


