Londrina - O brasiliense Pedro Dumont Cabrero Guimarães, 14 anos, foi uma das promessas que desfilaram o seu talento no Correios Tennis Cup, torneio que tem suas finais previstas para amanhã, no Londrina Country Club. Com apenas 14 anos, o garoto foi mandado a Londrina pelo seu técnico, que também é seu pai, Santos Dumont, para disputar o título na cataegoria 18 anos, que reúne os tenistas mais fortes do torneio.
Foi o mais novo da categoria, mas passou pelas primeiras rodadas e caiu somente nas oitavas-de-final, diante de Lucas Bin - derrota por 2 sets a 1. ''Meu pai me inscreveu neste torneio para que a gente já comece a marcar pontos para o ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis), que só considera as disputas na categoria 18 anos'', explicou. O torneio teve também jogos na 12 anos, mas pontuando apenas para o ranking nacional, e na 14 e na 16 anos - estas para o ranking da Confederação Sul-Americana (Cosat).
Competindo na sua categoria (14 anos), o brasiliense é um dos 'tops' da América do Sul. Este ano terminou em 2º lugar no ranking da Cosat, seguido por outro brasileiro, o paulista Vitor Pinheiro (3º). Com os resultados, ambos foram convocados pela Cosat para disputar quatro torneios na Europa, em julho, com todas as despesas pagas: dois na França, um na Holanda e um na Alemanha.
''Este torneios nos deram boa bagagem para disputarmos depois o Mundial por equipes na nossa categoria (14). Fomos para a República Tcheca e ficamos (o Brasil) em 9º lugar'', informou Dumont.
Indagado sobre os ícones nos quais que se espelha, o garoto de Brasília mencionou o argentino Martín Del Potro (atual 9º no ranking da ATP) e o sérvio Novak Djokovic. ''Os dois têm um jogo muito rápido'', explicou.