A Fórmula Indy prossegue hoje com a 14ª etapa da temporada, que será disputada no circuito misto de Road América, em Elkhart Lake, Wisconsin (EUA). O líder do campeonato é o norte-americano Michael Andretti, companheiro de Christian Fittipaldi na Newman-Hass, com 125 pontos. A seguir vêm Gil de Ferran, da Penske, com 106, e Roberto Pupo Moreno, da Patrick, 100. A corrida começa às 15 horas (de Brasília) e será mostrada ao vivo pela Directv (canal pago).
O pódio inteiramente brasileiro no GP de Mid-Ohio, domingo passado, com a vitória de Hélio Castro Neves, seguido de Gil e Christian, aumentou a expectativa dos brasileiros para a corrida de hoje. Para ajudar ainda mais, ano passado a vitória no circuito Road America ficou com Christian. O circuito de 6.400 metros é bem ao gosto dos pilotos brasileiros.
Os pilotos do Brasil já venceram seis das 13 etapas realizadas este ano. Depois da prova de Elkhart Lake, restarão mais seis para o encerramento da temporada. O campeão do ano passado, Juan Pablo Montoya, que em 2001 correrá pela equipe Williams na Fórmula 1, ocupa apenas a oitava colocação na tabela, com 77 pontos. Seu time, Chip Ganassi, trocou o chassi Reynard pelo Lola e o motor Honda pelo Toyota.
O colombiano divide o oitavo lugar com Hélio Castro Neves, da Penske, que já chegou em primeiro duas vezes este ano, em Detroit e em Mid-Ohio. As outras vitórias brasileiras foram com Gil de Ferran, duas, Christiano da Matta, da PPI, e Roberto Pupo Moreno, uma cada um.
É a melhor temporada do Brasil na categoria depois de 1989, em que Émerson Fittipaldi, na Penske, foi campeão na Indy, com cinco vitórias, dentre elas as 500 Milhas de Indianapolis.
(Colaborou a Redação)

mockup