Brasileiros tentam acabar com 'jejum'
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de março de 2000
Sport Press
De São Paulo
A temporada de Fórmula Indy tem a abertura hoje, às 16 horas (de Brasília), no tipo de circuito que é sua principal característica, o oval, no caso o de Homestead, em Miami. Com nove pilotos brasileiros no campeonato, aumenta a esperança de se dar fim ao jejum de onze anos sem um título do país na categoria o último foi conquistado em 1989, por Émerson Fittipaldi. A principal esperança é Christian Fittipaldi. Ele foi o brasileiro mais bem colocado na classificação no ano passado, terminando em sétimo, mesmo tendo ficado de fora de cinco provas, por causa de um acidente. O SBT mostra esta corrida ao vivo.
Na tradicional Penske, os dois pilotos são do Brasil, Gil de Ferran e Hélio Castro Neves. O motor Honda da equipe, porém, não é considerado favorito. A legião verde-amarela se completa com Tony Kanaan, na Mo Nunn; Maurício Gugelmin, na PacWest; Cristiano da Matta, na PPI; Roberto Moreno, na Patrick; Luiz Garcia Júnior, na Project-Arciero; e Gualter Salles, na Dale-Coyne.
O grande desafio do ano, no entanto, será mesmo a seguraça dos circuitos. Em 1999, a morte de dois jovens pilotos, o uruguaio Gonçalo Rodriguez, 27 anos, e o canadense Greg Moore, 24, em acidentes brutais durante corridas, levantaram a questão. A Associação de Pilotos, liderada por Maurício Gugelmin, vem fazendo vistorias nos circuitos, na tentativa de evitar novas tragédias.