São Paulo - Nada de sentir falta de feijão e querer voltar para casa com saudade da família. Os principais astros do futebol brasileiro querem agora contratos de longo prazo no futebol europeu.
O último a aderir a essa onda foi o meia-atacante Kaká, que anunciou durante a semana uma extensão de seu contrato com o Milan. O ex-são-paulino fica agora no clube italiano até 2009 o compromisso anterior vencia em 2007.
Dessa forma, ele se junta a outros dos preferidos do treinador Carlos Alberto Parreira que negociaram vínculos de longa duração nos últimos meses. Ronaldinho Gaúcho está preso ao Barcelona até 2008. O time catalão também acertou com Edmílson e Belletti por quatro temporadas.
O lateral Roberto Carlos assinou um novo contrato com o Real Madrid até 2007, com a possibilidade de renovação automática por mais uma temporada. Ronaldo é outro que acertou uma extensão contratual fica assim no Real Madrid até 2008.
Depois de um tempo no Parma, Adriano foi resgatado pela Inter de Milão e também acertou para permanecer por lá até 2008. Até quem serve à seleção e ainda está no Brasil negociou um contrato de longa duração. Robinho aumentou a vigência de seu compromisso com o Santos, que agora acaba em 2008.
Com esse cenário, fica mantido o quebra-cabeça atual que é a liberação dos atletas brasileiros para a seleção pelos clubes europeus.
Ficando no Milan até 2009, Kaká será um problema para os treinadores do time nacional até parte das Eliminatórias para o Mundial de 2010. O clube italiano é hoje o que mais dificulta a liberação de atletas para Parreira.
O novo contrato entre Kaká e o time de Milão só muda na remuneração e no prazo, não incluindo cláusulas para facilitar sua liberação.
Brevidade Com várias temporadas no mesmo clube, os astros brasileiros da atualidade diferem do que aconteceu com estrelas do passado em aventuras européias.
Zico ficou por menos de duas temporadas na Udinese (Itália). Sócrates não ficou nem isso na também italiana Fiorentina. Depois de passar pela Holanda, Romário foi com status de estrela maior para o Barcelona, mas preferiu voltar para o Rio de Janeiro depois de menos de dois anos no clube catalão, que agora acerta com brasileiros sem medo de perder esses jogadores após poucos meses de trabalho.

mockup