Agência Estado
De São Paulo
Na terceira Taça Libertadores que disputa nesta década, o Corinthians fatalmente encontrará uma das equipes brasileiras na competição. Nas duas últimas oportunidades em que o Alvinegro teve confronto direto na competição, levou a pior. Em 1996, perdeu a vaga nas semifinais para o Grêmio e, no ano passado, também nas quartas-de-final, foi derrotado pelo Palmeiras nos pênaltis.
Para os jogadores, esses detalhes refletem o domínio brasileiro nos anos 90. As últimas três edições foram conquistadas por Cruzeiro, Vasco e Palmeiras. Nesse período, o São Paulo ganhou duas vezes e o Grêmio uma.
O meia Marcelinho Carioca não tem dúvidas de que os brasileiros serão os principais adversários. Para ele, o confronto nacional pode definir o campeão Sul-Americano. ‘‘Geralmente, o mais difícil é passar por um dos times do Brasil’’, explicou. ‘‘Depois de passar essa fase, estaremos bem perto do título.’’
De acordo com Luizão, os argentinos também serão fortes adversários para o Corinthians. Para o jogador, que ganhou uma vez a Libertadores pelo Vasco, esses confrontos são chaves para atingir a final da competição. ‘‘Quando eu joguei pelo Vasco, tivemos duas partidas bem difíceis contra o Cruzeiro e contra o River Plate’’, lembrou. Para ele, no entanto, os times dos demais países não podem ser menosprezados. ‘‘Na final, ganhamos facilmente do Barcelona de Guaiaquil, porque fizemos uma boa vantagem em São Januário e o Vasco dificilmente levava mais de dois gols em uma partida.’’
O atacante Fernando Baiano, que jogou pelo Alvinegro no ano passado, marcando cinco gols em uma só partida contra o Cerro Porteño, também acredita que os times brasileiros vão dar maior trabalho. Ele, contudo, destacou que, neste ano, a Libertadores tem um formato mais difícil, por contar com 32 participantes. ‘‘Vai ser complicado, o desgaste vai ser grande porque teremos muitas viagens e, por isso, já devemos entrar desde sexta-feira com muita luta’’, comentou em alusão à segunda partida da equipe, na sexta-feira, contra a Liga Deportiva Universitária, no Pacaembu.

mockup