Wiesbaden, Alemanha, 14 (AE-AP) - Três jogadores brasileiros estão disputando o título de "goleador mundial da temporada", segundo a eleição que vem sendo feita pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Entre os indicados estão o palmeirense Alex, o meia Rivaldo, do Barcelona, e o corintiano Fernando Baiano. Além deles, estão na disputa jogadores consagrados como o espanhol Raul (Real Madrid) e Enrico Chiesa (Parma), ou desconhecidos, como o costa-riquenho Rolando Fonseca, do Club Comunicações, da Guatemala. Alex lidera atualmente a disputa, com 12 gols, apenas um a mais que Raul. Os outros competidores aparecem atrás, com 10 ou menos gols.
Segundo a entidade, que tem sede na cidade alemã de Wiesbaden, só são computados os gols marcados em jogos internacionais, no período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 99. Os gols que Raul e Rivaldo marcaram na partida de ontem entre Real Madri e Barcelona, por exemplo, não são contabilizados na pesquisa já que se tratava de um jogo válido por um campeonato nacional.
O corintiano Fernando Baiano entrou na disputa, em grande parte, depois da partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai, realizada em março deste ano pela Taça Libertadores da América. Naquele jogo, o time brasileiro venceu por 8 a 2 e Baiano marcou seis gols. Um deles, porém, foi creditado indevidamente, ao lateral Indio.
A pontuação atual na eleição do maior goleador do ano está da seguinte maneira, segundo a IFFHS. 1 - Alex (Palmeiras) - 12 gols 2 - Raul (Real Madrid) - 11 3 - Rivaldo (Barcelona) - 10
Rolando Fonseca (Comunicaciones de Guatemala) 10
Hossam Hassan (Nacional-Cairo)
10
David Dzhanashia (Lokomotiv Moscou) 10
Fernando Baiano (Corinthians)
10 4 - Enrico Chiesa (Parma e Fiorentina)
9

mockup