Brasileiros lutam pela vitória nas 500 Milhas
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de maio de 2006
Reportagem Local 
Seis pilotos brasileiros estarão entre os 33 participantes das 500 Milhas de Indianápolis de 2006, que será realizada hoje, a partir das 14 horas, com transmissão da Rede Bandeirantes. Pelo menos três deles Hélio Castroneves, da Penske, Tony Kanaan, da Andretti-Green, e Vitor Meira, da Panther entram na prova com chances de reais de conquistar a vitória. Castroneves, aliás, já venceu duas vezes a mais tradicional corrida do automobilismo norte-americano.
O piloto da Penske vai largar em segundo, atrás do companheiro de time Sam Hornish Jr. A segunda fila terá Tony Kanaan, da Andretti-Green, em quinto, e Vitor Meira, da Panther, em sexto. Felipe Giaffone, da A.J. Foyt, vai alinhar em 21º. Airton Daré, pela Octante Motors/Sam Schmidt, ocupará a 29 posição no grid. O sexto brasileiro, Thiago Medeiros, largará em último lugar, na 33 colocação.
Medeiros tornou-se o 17º piloto do Brasil a confirmar presença no grid da corrida. A história do País na prova mais importante do automobilismo mundial começou em 1984, quando Emerson Fittipaldi alinhou o March/Cosworth número 47 da equipe WIT na 23 posição do grid. Ele abandonou na 37 volta, com problemas na pressão do óleo.
Aquela foi a primeira das 11 participações de Emerson nas 500 Milhas de Indianápolis. Ele disputou a prova ininterruptamente até 1994. Foi pole em 1990 e venceu duas edições, em 1989 e 1993. Mas o brasileiro com o maior número de largadas é Raul Boesel, que participou 13 vezes. Entre 1985 e 2002, ele só não esteve no grid em 1987, 1991, 1996, 1997 e 2001. Ficou com o terceiro lugar em 1989 e foi quarto em 1993, na segunda vitória de Emerson.


