Brasileiros já treinam em Indianápolis
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de maio de 2001
Da Redação
Os brasileiros Gil de Ferran e Hélio Castro Neves, ambos da equipe Penske, terminaram as suas participações no GP de Nazareth, terceira etapa do Campeonato da Fórmula Indy, e foram direto para o primeiro dia de treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis, prova cuja movimentação começou oficialmente no domingo passado e terá sua realização no dia 27 deste mês. Até lá serão dias e dias de treinos, sendo que a prova será válida pela quarta etapa do Campeonato da Indy Racing League (IRL).
Gil de Ferran, que abandonou a prova em Nazareth mais cedo por causa de um acidente, ainda foi o melhor brasileiro do primeiro dia de treinos em Indianápolis. Gil conseguiu completar 19 voltas, sendo cinco com o carro reserva, e ficar com o nono tempo.
Já Helinho, que terminou a prova em Nazareth na 11ª posição, deu dez voltas pelo circuito de Indianápolis e foi o 14º melhor colocado. O mais rápido foi Greg Ray (Menard), seguido por Eddie Cheever Jr. (Cheever) e Buddy Lazier (Hemelgarn). O também brasileiro Felipe Giaffone (Treadway) foi o 22º e Airton Daré (TeamXtreme), o 30º.
No próximo sábado será definida a pole, no que eles chamam de Pole Day para as 500 Milhas. Dentro da tradição de Indianápolis, o mais rápido no primeiro treino classificatório deste sábado, no Pole Day, fica com a primeira posição, mesmo se no domingo ou nos treinos da repescagem alguém conseguir ser mais rápido.
No ano passado a vitória em Indianápolis foi do colombiano Juan Pablo Montoya, que completou as 200 voltas em 2h58min59s431 (269,501 km/h).