Com uma vitória por 3 sets a 0 sobre o espanhol Galo Blanco, o brasileiro Gustavo Kuerten, 22 anos, chegou à segunda rodada do Aberto da França dizendo estar confiante e contente com a estréia. Outro brasileiro que está na segunda rodada é Fernando Meligeni, que ontem venceu o norte-americano Justin Gilmestob. Os dois jogam amanhã.
Sobre o jogo de ontem, Guga disse que ‘‘Blanco não dá ponto de graça, quase não erra. Tive de ir atrás de cada ponto’’, afirmou, após o jogo que aconteceu na quadra central de Roland Garros, em Paris. As parciais foram de 6/4, 6/4 e 6/3. Kuerten, oitavo do mundo, enfrenta agora o argentino Guillermo Ca¤as, 21, que ocupa a 83ª posição do ranking. O próximo adversário do brasileiro, em caso de vitória sobre Ca¤as, será o holandês Sjeng Schalken, 63º, ou o espanhol Francisco Clavet, 20º do mundo. Mark Philippoussis, 10º do ranking, não pode mais enfrentar Kuerten nas oitavas-de-final. Perdeu ontem para o também australiano Jason Stoltenberg. Com um bom aproveitamento do primeiro serviço (68% de acerto), o brasileiro venceu ontem em 1h49.
A vitória rendeu a Kuerten 25 pontos no ranking da ATP - 21 por chegar à segunda rodada e 4 de bônus. Com o jogo de ontem, o brasileiro ultrapassou US$ 1 milhão no ranking de prêmios nesta temporada, liderado por ele. Hoje, com Nicolas Lapentti (Equador), enfrenta Jim Grabb (EUA) e David MacPherson (Austrália) nas duplas. É o quarto jogo da série, que começa às 6 horas (de Brasília). ‘‘Por enquanto, ainda estou na segunda rodada, e faz mais de um ano que não passo dela nos Grand Slams’’, ponderou Kuerten. O brasileiro já enfrentou uma vez seu adversário de amanhã, o argentino Guillermo Ca¤as - e venceu, por 2 sets a 1, em 98. Ca¤as bateu ontem o holandês Jan Siemerink, 29 (32º do ranking).
Meligeni - Confiante em seu jogo e motivado a fazer uma boa campanha no torneio de que mais gosta, Roland Garros, Fernando Meligeni provou sua forma ao estrear com boa vitória: marcou 3 sets a 0 (6/3, 6/3 e 6/3) no norte-americano Justin Gilmestob, número 70 do ranking mundial. Mas o brasileiro já espera por uma guerra na próxima partida, amanhã, diante do marroquino Younes El Aynaoui, número 33 da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
‘‘Da última vez que jogamos foi uma batalha’’, definiu Meligeni. ‘‘O jogo foi equilibrado, com muitas discussões, e ele (El Aynaoui) acabou tomando uma advertência do juiz.’’ Meligeni venceu este jogo por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 e 6/1, mas sabe que na próxima rodada de Roland Garros irá precisar jogar novamente muito bem e suportar também um clima de provocações. ‘‘Venci o último jogo, mas preciso tomar cuidado’’, advertiu o brasileiro. ‘‘O Younes está em 30º do mundo e vem jogando bem.’’
Para derrotar Gilmestob, Meligeni usou de uma boa estratégia. Atraiu o adversário para a rede e aplicou eficientes passadas. Justin Gilmestob chegou a ficar bastante irritado. Por diversas vezes, ao tentar salvar o ponto atirou-se no chão buscando os voleios. Em certo momento, depois de tanto trocar de camisas, simulou que iria jogar sem.
Satisfeito com seu desempenho, Fernando Meligeni nem sequer se irritou com a pouca atenção que recebeu da imprensa na entrevista coletiva. Não havia quase brasileiros - a maioria assistia ao jogo de Gustavo Kuerten - e quase falou só em espanhol. Na rodada de hoje, curiosamente, Fernando Meligeni vai ter de enfrentar novamente o norte-americano Justin Gilmestob. Na chave de duplas, ao lado de Jaime Oncins, joga com Gilmestob e Patrick Galbraith.

mockup