Depois do GP do Japão, no final de abril, o campeonato da Fórmula Indy teve um intervalo de 36 dias. Mas ninguém descansou. Oito pilotos e quatro equipes da categoria participaram das 500 milhas de Indianápolis (uma das provas mais famosas do mundo), que faz parte da IRL. Quem não correu aproveitou para testar e preparar o carro para enfrentar a verdadeira maratona estabelecida pelo calendário da Indy. Nos próximos seis meses serão disputadas 17 provas, exigindo constância dos pilotos e confiabilidade dos equipamentos na disputa pelo título.
Só para este mês de junho estão previstas quatro corridas. A primeira delas é a quarta etapa, o GP de Milwaukee, que será disputado hoje. O histórico circuito oval, que fica no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, recebe a prova desde 33. Esta será a 101ª edição do evento, que de 47 até 82 foi realizado duas vezes por ano.
Tony Kanan (Mo Nunn), Bruno Junqueira (Chip Ganassi), Christian Fittipaldi e Cristiano da Matta (Newman-Haas) vão tentar quebrar um tabú neste ano: jamais um brasileiro venceu em Milwaukee, apesar das três poles position conquistadas por Raul Boesel (93 e 94) e Hélio Castro Neves (99).
Com 1.660 metros de extensão, a pista de Milwaukee oferece sempre boas corridas e disputas emocionantes. No ano passado a vitória ficou com o sueco Kenny Brack, que largou na pole e dominou a prova depois do toque com o brasileiro Hélio Castro Neves logo na largada. Michael Andretti chegou em segundo, com Scott Dixon em terceiro. Bruno Junqueira foi o melhor brasileiro, em quarto lugar.
O GP de Milwaukee será disputado hoje, às 13h45 no horário brasileiro com transmissão ao vivo do canal 363 da Directv. A Rede Record mostra a prova na íntegra as 18 horas. A ESPN exibe a corrida na terça-feira, as 20 horas.




CLASSIFICAÇÃO
1º – Dario Franchitti - 34
2º – Michel Jourdain Jr. -32
3º – Cristiano da Matta - 27
4º – Alex Tagliani - 26
5º – Bruno Junqueira - 24
6º – Michael Andretti - 24
7º – Max Papis
e Patrick Carpentier - 18
9º – Jimmy Vasser - 17
10º– Christian Fittipaldi - 15
11º– Tora Takagi - 13
12º– Kenny Brack
e Scott Dixon - 12
14º– Paul Tracy
e Oriol Servia - 11
16º– Adrian Fernandez - 10
17º– Shinji Nakano - 3
18º– Mario Domínguez - 2

mockup