O tempo muito frio, porém seco, que assolou o território francês ontem, foi talvez a única surpresa do primeiro dia do Paris-Dakar. Já os brasileiros tiveram bons resultados no início da mais famosa prova de rali do mundo.
Klever Kolberg/Bruno Catarelli (Pajero) foram bem e chegaram em 19º na geral e 1º na sua Categoria T2.2. Reynaldo Varella/Alberto Fadigatti (Troller) fizeram 44º na geral e 5º na Categoria T3.2. Cacá Clauset/Jorge Nieckele (Mitsubishi) foram 59º na geral e 9º na Categoria T3.2.
Nos caminhões, André Azevedo/Tomas Tomecek (Tatra) ficaram com o segundo melhor tempo a apenas dois segundos do vencedor. Nas motos Joaquim ‘‘Juca Bala’’ Gouveia (Honda) ficou em 53º e Jean Azevedo (Honda) ficou em 77º.
‘‘Não tivemos nenhum problema e andamos apenas o suficiente para ir acostumando com a prova, o duro foi aguentar o frio, principalmente no final dos 916 Km da etapa, já de noite. O carro se comportou perfeitamente nessa viagem longa e rápida que fizemos atravessando a França. Nesta terça-feira será o primeiro teste mais difícil, o percurso entre os vinhedos e muita pedra, bom para nossa L200 com Rodoar’’, afirmou Cacá Clauset.
Os vencedores do ano passado (BMW entre as motos e Jean Louis Schlesser entre os carros) começaram fazendo pressão psicológica forte sobre os adversários e saíram na frente. No entanto, ninguém arriscou muito.
‘‘Um Paris-Dakar, evidentemente não se ganha nesta etapa, mas bem que se pode perdê-lo’’, declarou Juan Roma, primeiro com sua moto BMW 900.
Já o francês Jean Louis Schlesser, em segundo, atrás do seu companheiro de equipe, o espanhol Josep Maria Servia, reclamou da pista muito ondulada, boa para as motos mas ruim para quem não tem, como eu um carro 4X4.

mockup