Brasileiro terá clássicos na 38ª rodada
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de março de 2011
Agência Estado 
Rio - A CBF divulgou ontem a tabela do Campeonato Brasileiro de 2011, que começa no dia 21 de maio. E adotou uma estratégia ousada para tentar evitar o que tem acontecido nos últimos anos, com times jogando sem força máxima nas rodadas finais da competição. Dessa vez, a 38 e última rodada, marcada para 4 de dezembro, terá oito clássicos regionais.
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais frequente a discussão sobre times que ''entregam'' o jogo para outros nas rodadas decisivas do Brasileirão. Já sem interesse nenhum no campeonato, algumas equipes costumam antecipar as férias de seus principais jogadores ou não entram em campo com força máxima para, com isso, prejudicar a campanha de algum rival.
No ano passado, por exemplo, o Palmeiras, já sem nenhuma pretensão no Brasileirão, foi acusado de ''entregar'' o jogo da penúltima rodada para o Fluminense, que disputava o título com o seu rival Corinthians. Depois, na última rodada, o time palmeirense não teve seus principais jogadores, todos em férias, no confronto com o Cruzeiro, outro candidato ao título.
Dessa vez, porém, a CBF aposta que os clássicos regionais na última rodada vão manter o interesse de todos os times até o final do campeonato. Assim, os únicos que não terão esse desafio são aqueles que não têm rivais estaduais no Brasileirão: Atlético-GO, Bahia, Ceará e América-MG - o último poderia enfrentar Cruzeiro ou Atlético-MG, mas eles jogam entre si.
Diante disso, a última rodada do Brasileirão de 2011 terá oito clássicos: Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Santos, Internacional x Grêmio, Cruzeiro x Atlético-MG, Atlético-PR x Coritiba, Avaí x Figueirense, Botafogo x Fluminense e Vasco x Flamengo. Assim, o torcedor terá emoção redobrada, além da expectativa pela decisão do título e dos clubes rebaixados.
Para reforçar a estratégia adotada, a CBF também marcou alguns clássicos regionais para a penúltima rodada do campeonato.


