Brasileiro sofre acidente e abandona o Rali Dacar
PUBLICAÇÃO
sábado, 14 de janeiro de 2006
Das Agências 
São Paulo - Logo nos primeiros quilômetros do trecho cronometrado de ontem, entre as cidades de Labé (Guiné) e Tamabcounda (Senegal), o piloto Jean Azevedo sofreu um acidente que o tirou da prova. O acidente ocorreu quando Jean estava a cerca de 110 km/h, em uma reta com leve subida. ''Quando a subida terminou, apareceram várias depressões causadas pela chuva'', contou Jean. ''A moto pegou a primeira depressão e só foi voltar ao chão lá na frente. Como estava pesada, por causa do tanque cheio, não tinha nada para fazer'', disse o brasileiro, já ao lado do mecânico Geraldo Lima, que lhe acompanha sempre na prova africana.
O resultado do raio-X feito pela equipe médica do Rali Dacar revelou que Jean sofreu uma fratura do osso sacro, que fica logo acima do cóccix, no final da coluna vertebral. Segundo o médico português Severino Campos, a contusão não é grave, mas a calcificação do osso pode levar até seis semanas.
Apesar do acidente e ter abandonado a prova, Jean estava tranquilo e ciente do bom desempenho durante as 12 etapas disputadas. ''É uma prova de velocidade e todos aqui estão sujeitos a acidentes''. O brasileiro era o oitavo colocado na prova e estava apenas a 8min25s do sétimo colocado.
Agora o Brasil está representado apenas nos caminhões. Ontem, André Azevedo foi o 5º mais rápido e manteve a quarta colocação na classificação geral. André está agora a 2h20min do terceiro colocado. Como restam somente duas etapas e apenas 285 quilômetros de trechos cronometrados, o trio da Equipe Petrobras Lubrax pretende manter o quarto lugar.
Morte Um menino de 10 anos morreu ontem depois de ter sido atropelado por um carro do Rali Dacar. O acidente aconteceu a cerca de seis quilômetros do povoado de Kurahoye, 25 quilÔmetros depois da largada da etapa.
Bubacar Diallo, que foi com seus pais ver a passagem do rali, foi atropelado pelo carro número 420, conduzido pelo letões Maris Saukans e Andris Dambis, que cruzava a estrada. Segundo um comunicado da organização, ''o menino foi imediatamente atendido pelas equipes médicas do rali, mas infelizmente morreu quando era levado de helicóptero para Labé''.


