Brasileiras vão ao Paris-Dacar
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de julho de 2000
Agência Estado De São Paulo 
A única dupla feminina brasileira que vai participar do próximo Rali Paris-Dacar quer pelo menos terminar a prova. Tamie Reis e Daniela Stellmann são estreantes no maior rali do planeta. Elas competirão na Copa das Damas, categoria nova no Paris-Dacar, mas também pontuarão na maratona para carros não preparados, com um Mitsubishi. No total, a equipe BF Goodrich terá dois carros e um caminhão de apoio.
Estamos esperando o pior em termos de dificuldades porque assim o que vier é lucro, disse Tamie, que já competiu três vezes no Rali dos Sertões. Em 1999, ao lado de Cacá Clauset, foi campeã na categoria maratona e nona na geral.
Para Tamie, que se especializou em provas de Raid, as mulheres levam menos desvantagem no Paris-Dacar se comparado a percursos com obstáculos e média horária. Nós perdemos em força, principalmente quando temos de desatolar o carro ou se livrar de obstáculos pesados, explica a navegadora, que aos 12 anos já pilotava um Jipe Willys com aval do pai Elson.
O maior medo de ambas não está relacionado à prova. Tenho pavor de escorpião, falou Daniela, estudante de psicologia da Gama Filho, no Rio. Mas nos ensinaram que é só olhar o tênis antes de colocá-lo.
A dupla, no entanto, não se mostrou preocupada em relação à higiene. Nossa mala terá creminhos, gel de silicone para o cabelo e aqueles papéis umidos para limpar pele de bebê, esclareceu Daniela.
Diferente de Tamie, Daniela não tem experiência em rali. Meu negócio é kart, contou a namorada de Clauset. Eles se conheceram na última edição do Paris-Dacar, quando Clauset e o navegador Amir Klink terminaram na 53ª colocação geral e em sexto entre os novatos. Ele é integrante da mesma equipe e ainda não escolheu o navegador para a edição de 2001.


