São Paulo - Classificado em primeiro lugar do grupo F e com a melhor campanha entre as 12 seleções que disputaram a primeira fase dos Jogos de Pequim-08, a seleção brasileira feminina de futebol encara a Noruega, segunda colocada do grupo G, na próxima sexta-feira, às 7 horas (horário de Brasília), no estádio de Tianjin, pelas quartas-de-final do torneio olímpico. O Brasil garantiu o primeiro lugar de seu grupo após a vitória de 3 a 1 sobre a Nigéria, na última rodada da fase classificatória.
A Noruega obteve sua classificação ao término da segunda rodada, após bater as seleções norte-americana (2 a 0) e neozelandesa (1 a 0), e encerrou ontem sua participação na fase de grupos contra o Japão, levando a campo uma equipe reserva.
As japonesas aproveitaram a brecha e golearam a equipe norueguesa por 5 a 1. Por sua vez, os EUA bateram a Nova Zelândia por 4 a 0 e chegaram também aos seis pontos ganhos, mas ficaram a frente da Noruega no saldo de gols: 3 contra -1.
A seleção brasileira terminou a primeira fase com a melhor campanha da competição, ao lado das chinesas, com sete pontos (duas vitórias e um empate), cinco gols marcados e dois sofridos. A Alemanha também fez sete pontos, mas balançou as redes apenas duas vezes. Em contrapartida, a equipe não sofreu um gol sequer.
No jogo de ontem contra a Nigéria, a seleção brasileira sofreu um susto, logo aos 18 minutos do primeiro tempo, quando Rosana cometeu pênalti, convertido por Nkwocha. A reação brasileira começou aos 32 minutos, com um gol de cabeça de Cristiane. Dois minutos depois, novamente, Cristiane marcou para o Brasil. Ela aproveitou bola rebatida pela defesa nigeriana e de meia-bicicleta fez um belo gol. O terceiro gol brasileiro saiu ainda no primeiro tempo, aos 47. Em dia inspirado, Cristiane aproveitou cruzamento de Maicon e tocou de primeira.
Outros três jogos das quartas-de-final serão realizados na sexta-feira. As donas da casa pegam as japonesas, às 10h. Já as alemãs encaram a equipe da Suécia, no mesmo dia e horário. Em busca do tricampeonato olímpico, a seleção norte-americana enfrenta o Canadá, às 7h.

mockup