Brasil vence Cuba no Japão
Agência Folha
De São Paulo
Aproveitando com perfeição os fundamentos de ataque e defesa, a seleção brasileira de vôlei masculino derrotou os rivais cubanos, na madrugada de ontem, por 3 sets a 0, em Tóquio. O jogo, válido pela penúltima rodada da Copa do Mundo do Japão, teve parciais de 25/23, 25/20 e 25/20, em 1h5m.
O selecionado brasileiro que entrou em quadra com Carlão, André, Nalbert, Max, Marcelo, Gustavo e o líbero Celsinho no revezamento anulou os ataques de ponta do maior pontuador do campeonato, Osvaldo Hernandez. Os destaques da seleção comandada pelo técnico Radamés Lattari foram o atacante Max e Carlão, escolhido como o melhor jogador em quadra pelos organizadores do torneio.
Demonstrando nervosismo dentro de quadra, Cuba que amargou a sua terceira derrota consecutiva na competição (para Estados Unidos, Rússia e Brasil) teria de vencer na madrugada de hoje a seleção da Itália, do técnico Andrea Anastasi, para garantir vaga nas Olimpíadas de Sydney. Neste torneio, o Brasil soma seis vitórias (contra China, Tunísia, Coréia do Sul, Argentina, Espanha e Cuba) e quatro derrotas (para Estados Unidos, Itália, Rússia e Canadá).
O selecionado brasileiro enfrentaria, a partir da 5h15 (de Brasília) de hoje, a seleção dona da casa, pela última rodada. Nos onze jogos disputados na Copa do Mundo, os brasileiros acumulam 24 sets vencidos contra 14 perdidos. Ainda dentro das estatísticas da competição, o Brasil marcou 785 pontos em quadra contra 711 dos adversários.
Até o início da rodada de hoje, a seleção da Rússia liderava a competição. Cuba, Itália, Estados Unidos e Espanha ocupavam a segunda, terceira, quarta e quinta colocações, respectivamente. O Brasil estava em sexto lugar. A Copa do Mundo do Japão classifica os três primeiros colocados para os Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, que acontecem em setembro de 2000.
Se o Brasil não conquistar pelo menos a medalha de bronze nesta competição (ainda tem chances matemáticas), disputará um torneio Pré-Olímpico, em São Paulo, em janeiro de 2000. Apenas o vencedor da competição garantirá vaga nas Olimpíadas.





