Brasil vence a terceira seguida na Americup feminina
Depois de bater Argentina e Canadá, seleção treinada pela norte-americana Pokey Chatman venceu a Republicana Dominicana nesta terça (1)
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de julho de 2025
Depois de bater Argentina e Canadá, seleção treinada pela norte-americana Pokey Chatman venceu a Republicana Dominicana nesta terça (1)
Da Redação

Rio de Janeiro - O Brasil derrotou a República Dominicana por 73 a 46, nesta terça (1), e manteve a liderança do grupo na AmericupW, em Santiago, no Chile. Os 100% de aproveitamento foram mantidos com Bella Nascimento como cestinha, com 14 pontos, seguida por Aline Moura, com 12.
"Jogar pela Seleção Brasileira sempre foi um sonho e agora estou podendo realizar. É aproveitar o máximo possível e seguir crescendo no campeonato, mostrando do que sou capaz", citou Bella Nascimento, que anotou 14 pontos e pegou 2 rebotes.
Além da Dominicana, completam o grupo do Brasil a Argentina, El Salvador e Canadá. O próximo duelo será nesta quarta 2), às 12h40, contra El Salvador, ao vivo na ESPN.
"São três vitórias seguidas e isso é importante, é o que viemos fazer aqui. Mas precisamos melhorar nos lances livres e na concentração. Vamos buscar fechar bem a primeira fase e pensar nos jogos eliminatórios em seguida", disse Pokey Chatman.
Pelo formato de disputa em 2025, as equipes jogam dentro dos grupos no Parque Estádio Nacional, com as quatro primeiras avançando para as quartas de final, no formato olímpico, com A1 x B4, A2 x B3, A3 x B2 e A4 x B1. Os vencedores vão às semifinais e depois para a grande decisão no dia 6. O grupo B tem Estados Unidos, México, Colômbia, Porto Rico e Chile.
VITÓRIA SOBRE O CANADÁCom um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu segundo triunfo em dois jogos na AmericupW (Copa América feminina) ao derrotar o Canadá, nesta segunda-feira (30) em Santiago (Chile), por 74 a 65. O Brasil havia estreado contra a Argentina, no último sábado (28), com vitória por 71 a 50.
Mais uma vez, o destaque do Brasil na pontuação foi a ala Damiris Dantas, que registrou 20 pontos e 14 rebotes (ela havia anotado 24 na estreia). A pivô Kamilla Cardoso, com 19 pontos e 11 rebotes, também brilhou na equipe comandada pela norte-americana Pokey Chatman.
Brasil e Canadá fizeram um confronto com alternância de domínio e equilíbrio ao longo dos três primeiros quartos. Nos últimos dez minutos, a seleção brasileira fez 15 pontos e sofreu apenas cinco, deslanchando no placar até fechar em 74 a 65.
A equipe ainda faz mais dois jogos pelo grupo A da competição. Na próxima terça (1) enfrenta a República Dominicana a partir das 12h40 (horário de Brasília). No dia seguinte, no mesmo horário, o adversário será El Salvador.
Na AmericupW, dez países estão divididos em duas chaves com cinco seleções cada. As quatro melhores de cada grupo avançam ao mata-mata. O campeão da competição garante vaga na Copa do Mundo de 2026, enquanto as equipes que terminarem do segundo ao sexto lugares vão para a disputa do Pré-Mundial. (Colaborou Igor Santos/Agência Brasil)

