Brasil tenta reação na Liga Mundial
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de junho de 1997
Agência Folha 
A seleção brasileira masculina de vôlei caiu diante de Cuba na primeira partida da fase final da Liga Mundial, em Moscou (Rússia). O Brasil foi derrotado por 3 x 0 (15/11, 15/11, 15/9) em 1h46. O segundo compromisso será hoje, às 9 horas, contra a Itália, do técnico Bebeto de Freitas. A partida terá transmissão pela televisão. A derrota de ontem não elimina as chances de a seleção ir à final. Agora, o Brasil tem de vencer as três partidas que lhe restam - incluindo a de amanhã - e depender de uma combinação de resultados. Radamés Lattari, técnico da equipe, porém, considera um quinto ou quarto lugares como uma boa colocação. De acordo com ele, a Liga servirá como aprendizado, visando o Mundial de 1998, no Japão. A seleção jogou desfalcada do atacante Carlão, contundido no tornozelo esquerdo. Ele foi relacionado como líbero (especialista em defesa e passe) por não exigir que o atleta salte. Só que não foi acionado em nenhum momento. Em seu lugar, assumiu Giba, o antigo líbero. Na fase classificatória, Cuba perdeu apenas 1 de suas 12 partidas - campanha igual a dos brasileiros. Disputou o Grupo B, deixando para trás Holanda e Rússia.
Ontem, para superar as figuras de Pavel Pimienta, 20, 2,08 m, e Ioshavani Hernández, 26, 2,06 m, o Brasil forçou o saque, tentando dificultar as jogadas de meio, a principal arma de Cuba. Conseguiu equilibrar os dois primeiros sets. Mas não manteve o aproveitamento - somente Douglas errou sete saques. Nos momentos decisivos, prevaleceram as figuras de Gato e Osvaldo Hernández - ambos com sete pontos. No terceiro set, Cuba não errou e fechou o jogo sem problemas. Os resultados dos outros jogos: Holanda 3 x Itália 1 (15/11, 15/13, 8/15 e 15/10) e Rússia 3 x Bulgária 2(15/9, 11/15, 15/3, 11/15 e 15/7).
Infanto-juvenilA seleção infanto-juvenil brasileira, que é dirigida pelo treinador londrinense Percy Oncken, está treinando desde ontem em Londrina. A movimentação de hoje será no ginásio da Arel, a partir das 9 horas. O selecionado, que vai disputar o Campeonato Mundial no Irã, em agosto, tem dois jogadores do Grêmio Londrinense: Robson e Fábio. O time brasileiro retornou na semana passada de um giro pela Europa, com jogos na Espanha e Itália. Foram 10 partidas, com 7 vitórias brasileiras e três derrotas. Foram quatro vitórias sobre a seleção juvenil da Itália e três sobre o selecionado da Itália. As derrotas foram duas para a Itália e uma para a Espanha. A seleção treina em Londrina até o dia 18. Depois de uma rápida folga, no dia 22, acontece a reapresentação em Belo Horizonte. No dia 4 de agosto, a delegação segue para a Grécia, onde iniciará um período de adaptação ao fuso horário. No Irã, local do Mundial, a diferença será de 8 horas.


