Atual vice-campeão da Copa América - perdeu a final para a Argentina no Maracanã por 1 a 0 em 2021 -, o Brasil enfrenta o Uruguai neste sábado (5), às 22 horas, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, e tenta evitar uma eliminação precoce. O jogo vale quartas de final, que já tem a Argentina como primeira classificada para as semifinais - vai enfrentar o vencedor de Venezuela e Canadá que se enfrentariam na noite sexta-feira (4). O vencedor de Brasil x Uruguai vai enfrentar o ganhador de Colômbia x Panamá que jogam neste sábado, às 19h.

Até o momento, a seleção brasileira do técnico Dorival Júnior não empolgou na primeira fase. Fez um jogo ruim contra a Costa Rica (0 a 0), um atuação convincente contra o desarrumado Paraguai (4 a 1), teve um atuação sofrível diante da Colômbia (1 a 1) e acabou como segundo colocado no grupo D.

A principal baixa no Brasil será Vinicius Junior, suspenso pelo cartão amarelo recebido logo no início do nervoso jogo contra a Colômbia. Em vez de optar pelo trivial, e colocar o atacante Gabriel Martinelli, que joga no Arsenal da Inglaterra, na vaga de Vini, o técnico Dorival Júnior deixou a teimosia de lado e confirmou a entrada do jovem Endrick, 17 anos, na equipe.

O ex-jogador do Palmeiras, negociado ao Real Madrid, só tem entrado nos finais dos jogos. Com isso, o meia Rodrygo que vinha jogando avançado como um autêntico 9 desperdiçando seu talento em armar a equipe deve jogar mais à esquerda e Endrick mais centralizado. Raphinha segue na direita.

No Uruguai, seleção de melhor campanha na fase inicial com três vitórias, entra em campo como favorita. O técnico argentino Marcelo Bielsa deve manter a equipe jogando ofensivamente: marcou 9 gols em três partidas. A Celeste tem jogadores conhecidos do público brasileiro como o lateral Viña e os meias De La Cruz ou Arrascaeta, que jogam no Flamengo. Outro grande nome é o meia Valverde, do Real Madrid. Caso a partida termine empatada, o classificado será conhecido na cobrança nos pênaltis.

EM LAS VEGAS

BRASIL

Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell (Guilherme Arana); João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Endrick e Rodrygo. Técnico. Dorival Júnior.

URUGUAI

Sergio Rochet; Nahitan Nández, Ronald Araújo, Mathías Olivera e Matías Viña; Manuel Ugarte e Federico Valverde; Facundo Pellistri, De Arrascaeta (De la Cruz) e Maximiliano Araújo (Cristian Olivera); Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa.

Árbitro: Dario Herrera (ARG)

Estádio: Allegiant Stadium

Horário: 22h (De Brasília)

Onde ver: Globo e Sportv