A histórica rivalidade entre Brasil e Uruguai entra em campo nesta terça-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Não bastasse a importância do confronto pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, um outro ingrediente apimenta o confronto: a seleção brasileira acumula dois reveses seguidos contra os uruguaios.

A Celeste bateu a seleção brasileira por 2 a 0 no turno das Eliminatórias, em Montevidéu, no dia 17 de outubro de 2023, quando o Brasil então orientado por Fernando Diniz literalmente não viu a cor da bola. O outro revés mais recente ocorreu no dia 6 de julho, pela Copa América nos Estados Unidos: as seleções empataram sem gols e, nos pênaltis, os uruguaios venceram por 4 a 2 eliminando o Brasil nas quartas de final.

O último triunfo brasileiro sobre a Celeste foi um sonoro 4 a 1 no dia 14 de outubro de 2021, pelas Eliminatórias da Copa de 2022, partida disputada em Manaus.

Com 17 pontos, a seleção brasileira ocupa a quarta posição na tabela de classificação das Eliminatórias tendo à frente a líder Argentina com 22 pontos, Uruguai, 19, e Colômbia, 19. Uma vitória faz o Brasil ganhar pelo menos uma posição na tabela de pontuação.

O Brasil, de Dorival Júnior, vem oscilando na competição. Mesmo tendo vencido os lanternas Chile e Peru, o futebol apresentado pela equipe está longe de agradar especialistas e a torcida. O empate por 1 a 1 diante da Venezuela na quinta-feira (14), em Maturín, foi um retrato do momento da seleção: fez um ótimo primeiro tempo, mas cedeu o empate em mais uma falha defensiva.

Dorival enfrenta problemas para escalar o time. Vanderson está suspenso e, assim, Danilo entra na lateral-direita. Com a suspensão de Vanderson e a lesão de Guilherme Arana, foram convocados Dodô e Alex Telles. Gerson, que estava com problemas estomacais no fim de semana, deverá estar à disposição de Dorival.

Entusiasmo e carinho não faltaram para os jogadores da seleção brasileira nessa estadia em Salvador (BA). Na noite de domingo (17), uma multidão recebeu os atletas em frente ao hotel em que a delegação está hospedada para manifestar apoio aos atletas.

“Muito importante receber esse carinho da torcida. Temos mais um jogo importante na terça-feira e com certeza teremos esse mesmo apoio na Fonte Nova”, afirmou Andreas Pereira .

No treino de domingo (17), o técnico Dorival Jr. fez um trabalho tático e técnico, que envolveu cruzamentos ofensivos e ofensivos. Os atletas também afiaram a pontaria com uma atividade de finalizações. Situações de jogo também teve seu espaço.

URUGUAI

O Uruguai passou por momentos críticos nas Eliminatórias. Alguns atletas teriam criticado o técnico argentino Marcelo Bielsa de um comportamento frio e distante em relação a eles. Após um jejum de 8 jogos sem vencer, a Celeste venceu, de virada, a Colômbia por 3 a 2, em Montevidéu, e assumiu a segunda colocação na competição - três pontos atrás da líder Argentina. Mais um vez, Bielsa não terá a presença dos flamenguistas Arrascaeta e De la Cruz, que sequer foram convocados, devido a lesões. (Com assessoria da CBF)

EM SALVADOR

BRASIL

Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Gerson, Bruno Guimarães e Raphinha; Vinícius Jr., Savinho e Igor Jesus. Técnico: Dorival Júnior.

URUGUAI

Rochet; Pumita, Giménez, Santiago Bueno, Olivera; Valverde, Bentancur, Aguirre; Pellistri, Maximiliano Araújo e Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa.

Árbitro: Piero Maza (Chile)

Estádio: Fonte Nova

Horário: 21h45 (de Brasília)