O Brasil desperdiçou a chance de conquistar o hexacampeonato mundial ao ser derrotado pela Espanha por 4 a 3, na final do Mundial da Guatemala, domingo. Perdeu assim a hegemonia na modalidade – a maior do país em qualquer modalidade cujo órgão controlador conta com um esporte reconhecido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).
A seleção brasileira sagrou-se campeã nos três Mundiais organizados pela Fifa, em 89, 92 e 96, e, anteriormente, em duas edições realizadas pela Fifusa, a Federação Internacional de Futsal. O Brasil vinha de uma série de 25 partidas sem derrotas em Mundiais (11 anos e 10 meses). A Espanha, que no último mundial, disputado em sua própria casa, havia amargado o vice-campeonato ao perder do Brasil por 6 a 4.
Se perdeu o título, o Brasil ao menos fez o artilheiro da competição, Manoel Tobias, com 19 gols.
Nos últimos anos, a Espanha, segunda no ranking da Fifa (atrás apenas do Brasil), conquistou espaço no futsal internacional, impondo derrotas aos brasileiros e tornando-se assim um de seus mais perigosos adversários.
Antes da decisão do Mundial, Portugal bateu a Rússia, por 4 a 2, na disputa do terceiro lugar. A seleção russa havia iniciado a partida com vantagem de 2 a 0.
Citadino – Noite de decisão no Palácio do Futsal, em Londrina. Serão realizadas hoje, a partir das 20 horas, as semifinais do Campeonato Citadino Londrinense da categoria adulto. Na preliminar estarão em ação Grêmio Londrinense x Farmácia São Carlos/Jeb’s Troféus/Ibiporã; e no jogo de fundo, Iate Clube x Torno Araguaia/Londri Placas. Os vencedores destes confrontos decidirão o título na sexta-feira, às 19 horas, com os perdedores se enfrentando na quinta-feira, às 20 horas.
Menores – Apenas um jogo pelo Citadino da Divisão Especial – categorias menores será realizado hoje. No Palácio, a partir das 18h45, jogam Grêmio e Iate pelas semifinais do infanto-juvenil. Quem ganhar irá decidir o título com o vencedor de Iate e Country que jogariam ontem à noite.