Quando o relógio apontar meia-noite de hoje no Brasil, a dupla Zé Marco e Ricardo vai estar entrando na Arena de Bondi Beach, em Sydney, para conquistar a primeira medalha olímpica do vôlei de praia masculino. O jogo será contra a dupla americana Dain Blanton e Eric Fonoimona, a quem venceram nas quatro vezes em que se enfrentaram. Em Atlanta, enquanto as meninas do Brasil fizeram uma dobradinha com Jaqueline e Sandra (ouro) e Mônica e Adriana (prata), Zé Marco-Emanuel e Franco-Roberto Lopes, as duplas brasileiras, dividiram apenas o nono lugar.
‘‘Na época fiquei arrasado. Muita gente batia nas nossas costas quando estávamos ganhando e quando perdemos simplesmente nos abandonaram. Eu me senti completamente sozinho. Pra completar, ainda falavam que tínhamos amarelado. Hoje estamos aqui para calar a boca de muita gente’’, desabafou ontem Zé Marco.
Segundo o atleta, a decepção com a atitude tomada na Olimpíada passada, por pessoas que não quis revelar os nomes, não foi muito digna. ‘‘Não falo isso porque aconteceu com a gente não, mas porque acho que todos os atletas de todos os esportes se esforçam ao máximo para conseguir uma medalha e não é porque não conseguem que devem ser discriminados, como nós fomos.’’
Ricardo, vendo o sofrimento do companheiro na Olimpíada passada, disse que só agora é que está sabendo como é a pressão de estar representando o país. ‘‘Só quem está participando de uma Olimpíada pode sentir isso. Em Atlanta, Zé Marco era tricampeão mundial e foi tratado como um fracassado. É muito dura essa realidade.’’
A dupla contou com o apoio do ex-jogador de vôlei Renan (medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles-84), que aproveitou o final do jogo contra os austríacos Stam e Berger, quando os brasileiros quase foram desclassificados, para orientar os jogadores. ‘‘Ele falou para nos concentrarmos mais em nós mesmos e pediu para a gente conseguir o que ele nunca tinha conseguido, que era o ouro olímpico.’’
O conselho rendeu até uma homenagem no final do jogo contra os alemães Jorg Ahmnn e Axel Hager. ‘‘Essa camisa é sua’’, gritou Zé Marco.

mockup