Brasil passa Bélgica e volta à liderança do ranking da Fifa após cinco anos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 31 de março de 2022
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A seleção brasileira voltou a figurar na liderança do ranking da Fifa após cinco anos longe da ponta. Nesta quinta-feira (31), a entidade publicou a tabela atualizada, que mostra o Brasil à frente da Bélgica, líder pelos últimos três anos.
A última vez que os brasileiros haviam liderado foi em agosto de 2017, já sob o comando do técnico Tite.
Os belgas, que agora estão na segunda colocação do ranking, foram os responsáveis por eliminar a seleção na última Copa do Mundo, em 2018, na fase de quartas de final.
O Brasil conseguiu reassumir a liderança graças às vitórias por 4 a 0 sobre Chile e Bolívia pelas Eliminatórias, enquanto a Bélgica não conseguiu sair de um empate em 2 a 2 contra a Irlanda, no último dia 26. Ambas estão classificadas para o Mundial do Qatar.
A França, atual campeã do mundo, completa o pódio do ranking da Fifa na terceira posição, seguida por Argentina (4ª), Inglaterra (5ª), Espanha (7ª) e Portugal (8ª). A Itália, sexta colocada, foi eliminada na repescagem europeia pela Macedônia do Norte e não estará na Copa do Mundo.
O ranking da Fifa serve para estabelecer a distribuição dos potes do sorteio para o Mundial, que acontece nesta sexta-feira (1º), no Qatar.
A seleção do país-sede entra como cabeça de chave justamente por sediar a competição.
Ainda há três vagas a serem definidas na repescagem. Em um dos playoffs intercontinentais, os Emirados Árabes Unidos enfrentarão a Austrália. No outro, a Costa Rica buscará um lugar no Qatar diante da Nova Zelândia.
Na Europa, País de Gales encara o vencedor de Escócia x Ucrânia, duelo que foi adiado em razão da guerra entre ucranianos e russos.
Confira os potes do sorteio da Copa do Mundo
Pote 1: Qatar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal
Pote 2: México, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Suíça, Estados Unidos e Croácia
Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Tunísia
Pote 4: Camarões, Canadá, Equador, Arábia Saudita e Gana, além dos três classificados da repescagem (dois do playoff intercontinental e um do playoff europeu)