Rio - Nos dias que antecederam o início da fase final da Liga Mundial 2008, os jogadores e integrantes da comissão técnica do Brasil prometeram muito empenho diante dos torcedores brasileiros. E foi o que o público pode ver na quadra na estréia do time comandado pelo técnico Bernardinho. Enfrentando os velhos conhecidos russos, a equipe verde-amarela venceu por 3 a 0 (25/23, 25/18 e 25/15), em 1h12, ontem, no ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro.
O maior pontuador brasileiro na partida foi o ponteiro Dante, com 16 acertos. Pelo lado russo, o oposto Poltavskiy também assinalou 16 acertos.
O Brasil volta a quadra contra o Japão, também às 10h, amanhã, no Maracanãzinho. Já a Rússia jogará com os japoneses hoje, no mesmo horário e local.
Destaque no ataque brasileiro, Dante ressaltou a dedicação dos companheiros na quadra. ''Impomos um ritmo de jogo muito forte. A Rússia sentiu isso e tentou forçar ainda mais seu saque. Com isso, eles acabaram errando muito e nos deixaram soltos. Eu diria que os russos se perderam na quadra e, por isso, o resultado foi tão elástico'', diz o ponteiro.
Para o técnico Bernardinho, mesmo sem os russos apresentarem o voleibol que estão acostumados, a vitória foi importante. ''Não acredito que os russos tenham entrado na quadra para perderem. Eles não esconderam o jogo. Apenas não conseguiram fazer sua melhores jogadas entrarem. Sendo assim, acredito no crescimento da equipe russa e sei o quanto essa vitória foi importante'', afirma Bernardinho.
O meio-de-rede Gustavo também ressaltou a importância de superar a Rússia no jogo de estréia. Para ele, a tônica do jogo deve ser o que foi apresentado no início da partida. ''Não achei um jogo tão tranquilo assim. Devemos pegar como parâmetro o primeiro set, que foi equilibrado. Na segunda e terceira parciais, os russos provavelmente sentiram o fuso e não conseguiram jogar bem. Eles não conseguiram se adaptar à nossa maneira de jogar e, assim, vencemos'', analisa.
Assim como Gustavo, o capitão brasileiro Giba viu que os adversário sentiram o cansaço. No entanto, ele não minimizou o triunfo do Brasil. ''Sabemos que eles não estavam 100% na quadra, mas é sempre bom ganhar da Rússia, independente de qualquer coisa'', diz Giba.
Alheio a euforia dos torcedores com a vitória brasileira, o oposto André Nascimento alertou para a evolução dos russos na competição. ''Confesso que esperava uma partida mais difícil. Eles erraram muito no saque e isso não acontece normalmente. Temos que tomar cuidado que a Rússia tem muito mais a mostrar nessa competição'', concluiu o oposto.

mockup