São Paulo - Depois de oito anos e três eliminações em quartas-de-final, o Brasil voltará a disputar a decisão de um Mundial sub-20.
A seleção brasileira derrotou ontem a Argentina por 1 a 0, em Abu Dhabi, e se classificou para a final desta edição do torneio, disputado nos Emirados Árabes.
O gol que colocou o Brasil na decisão foi anotado pelo meio-campista Dudu Cearense, aos 20min do segundo tempo. A final será realizada na sexta-feira, diante da Espanha, que ontem bateu a Colômbia também por 1 a 0.
Em competições com atletas com até 20 anos, foi a primeira vez em 2003 que os brasileiros conseguiram superar seus principais rivais. No Campeonato Sul-Americano e nos Jogos Pan-Americanos, foi a Argentina que ficou com o título - o Brasil foi vice em ambas as competições.
A Argentina, atual campeã mundial sub-20, era a favorita ao título. Após o fim do confronto, os jogadores argentinos choravam copiosamente, enquanto os brasileiros comemoravam como se tivessem sido campeões.
A despeito de conquistar ou não o Mundial, a eliminação da Argentina ajuda a apagar a má impressão deixada pela seleção brasileira na primeira fase do torneio, quando venceu apenas um de seus três jogos e passou às oitavas-de-final como segundo colocado em seu grupo - que tinha Canadá, República Tcheca e Austrália.
Além de colocar o Brasil numa final - o que não ocorria desde 1995, no Mundial do Qatar -, o triunfo de ontem brecou um domínio argentino na categoria.
O Brasil não conseguia fazer melhor campanha que seu principal rival desde 1993, quando foi campeão. Em 1995, foi derrotado pela própria Argentina na final. Nos Mundiais seguintes, sempre chegou como favorito ao título, revelou grandes jogadores (Alex, Ronaldinho e Kaká, respectivamente), mas não passou das quartas-de-final. Na Malásia, em 1997, fez ótima campanha na primeira fase, mas caiu diante da Argentina. Na Nigéria, em 1999, perdeu novamente para um adversário sul-americano, o Uruguai. Em 2001, na Argentina, foi a vez de Gana tirar o Brasil do torneio.
Nos Emirados Árabes, a seleção brasileira tem a chance de recuperar o espaço perdido para os argentinos nos torneios sub-20. Nas últimas quatro edições, os vizinhos triunfaram três vezes e se tornaram os maiores vencedores do principal evento da categoria, com quatro títulos - o Brasil, com três conquistas, é o segundo país que mais vezes foi campeão.


Em Abu Dhabi

Gols: Dudu Cearence aos 20 do segundo tempo

Brasil 1
Jefferson, Daniel, Adaílton, Alcides e Adriano (Gabriel); Carlos Alberto, Dudu Cearense, Juninho e Daniel Carvalho (Dagoberto); Kléber e Nilmar (Andrezinho). Técnico: Marcos Paquetá

Argentina 0
Gustavo Eberto, Fernández, García, Romero e Ferreyra; Mascherano, Carrusca (Herrera), Zabaleta (Montillo) e Colace; Cangele e Cavenaghi. Técnico: Hugo Tocalli

Árbitro: Benito Archundia (México)
Estádio: Mohammad Bin Zayed

mockup