Brasil lidera nos caminhões
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de janeiro de 2000
Agência Estado
De Dacar, Cairo
O navegador André Azevedo, com seu caminhão Tatra, obteve o melhor resultado brasileiro na primeira etapa do rali Dacar-Cairo, hoje, entre Dacar e Tambacounda. Tendo ao seu lado o piloto Tomas Tomecek e o mecânico Petr Vodak, ambos checos, André, da equipe BR Lubrax, foi o mais rápido da especial (trecho cronometrado) de ontem, que teve apenas 284 quilômetros, com o tempo de 4h30min55. Em segundo, ficou outro caminhão da marca Tatra e em terceiro, um Kamaz (russo). Hoje, o rali segue para Kayes, no Mali.
Entre os carros, Kléver Kolberg, com um Mitsubishi, terminou em 32º no geral, oitavo na categoria Maratona, a que ele almeja ganhar, ao lado do navegador francês Pascal Larroque.
Nas Motos, Juca Bala fez ontem o 24º tempo, quinto melhor na Maratona. Ele reclamou por ter sido atrapalhado pelos índios que indicavam a direção errada: Aí vi que tinha alguma coisa errada porque só tinha três marcas de pneu no chão e várias motos tinham largado na minha frente. Juca Bala estava feliz por ter sido calmo nessa hora e analisado a planilha: É isso que eu não fazia antes.
Dos carros da equipe Troller, estreante no Dacar, o melhor colocado foi o de Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti, que ficou na 49ª posição. A grande decepção da Troller ontem ficou por conta de Roberto Macedo e Marcos Ermírio de Moraes. O carro deles teve a caixa de transferência quebrada, voltou rebocado de caminhão e sua participação no rali está ameaçada. Arnoldo Silveira e Gabriel Galdino terminaram em 80º e a dupla Cacá Clauset e Amir Klink ficou em 95º.
A grande surpresa de ontem foi o primeiro lugar do português Carlos Souza entre os carros. Com um Mitsubishi, Souza, que há duas semanas operou uma apendicite, foi o mais rápido a completar a especial, à frente dos japoneses Kenjiro Shinozuka e Hiroshi Masuoka, ambos de Mitsubishi.
Nas motos, a liderança é do francês Richard Sainct, campeão do ano passado, com sua BMW. Os espanhóis Joan Roma e Jordi Arcarons, ambos de KTM, fizeram em segundo e terceiro, respectivamente.