Os resultados dos jogos da Copa Mercosul na quarta-feira classificaram mais duas equipes brasileiras para as quartas-de-final da competição: o Palmeiras, no Grupo B, e o Vasco da Gama no Grupo E, ambos com 10 pontos. O Cruzeiro, líder no Grupo B com 12 pontos e com uma partida a cumprir (diante do Palmeiras), e o Atlético Mineiro, campeão do Grupo E, com 13 pontos, já estavam classificados. Também estão na próxima fase o River Plate da Argentina, no Grupo A, com 11 pontos e um jogo para disputar; o Rosário Central (Argentina), campeão do Grupo E e mais um jogo a realizar; e o Boca Juniors (Argentina), campeão do Grupo D.
A última vaga para as quartas-de-final está mais perto do Flamengo, no Grupo E, que tem 8 pontos e enfrentará o Veles Sarsfield (Argentina), no Maracanã. Se o time carioca vencer, soma 11 pontos e se classifica como o melhor dos três segundo colocados, ficando à frente inclusive de Palmeiras e Vasco da Gama. As chances do Vélez são matemáticas e dependem de combinação de outros resultados.
O São Paulo, que está em 3º lugar no Grupo C, com 6 pontos e saldo de gols zero, precisaria vencer o Cerro Porteño (Paraguai), ontem no Morumbi, de preferência por boa margem de gols, e torcer por um empate do Flamengo, que ficará com igual número de pontos do tricolor (9), melhor saldo de gols, mas terá uma vitória a menos; por uma derrota, empate ou vitória simples do Colo-Colo (Chile) contra o Rosário Central; derrota, empate ou vitória do Independiente (Argentina) diante do Universidad Católica (Chile).
Independiente, Cerro Porteño e Colo-Colo também têm chances matemáticas, mas eles dependem de uma combinação de resultados e todos estarão eliminados, assim como o São Paulo, se o Flamengo vencer o Vélez Sarsfield. Já foram eliminados o Corinthians – que perdeu por 4 a 3 do Olímpia, anteontem –, Universidad do Chile, Universidad Católica, Olímpia, Nacional, Peñarol e San Lorenzo.