São Paulo - A seleção feminina de handebol conquistou no domingo o tetra pan-americano ao bater a Argentina por 33 a 15, em Guadalajara. Além de garantir mais um ouro para o Brasil, as jogadoras também asseguraram vaga na Olimpíada de Londres-2012.
A menos de um ano dos Jogos (julho do próximo ano), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirma a classificação de cem atletas para os Jogos na capital inglesa (confira relação ao lado).
O Pan de Guadalajara ajudou a classificar quatro modalidades. Até o final da competição (dia 30) mais seis modalidades (canoagem, handebol masculino, hóquei sobre grama, hipismo salto, polo aquático e saltos ornamentais) podem assegurar vagas para Londres-2012. Outras três fazem parte do critério de classificação (esgrima, atletismo e judô).
Os esportes coletivos classificados até o momento são: futebol masculino e feminino, basquete masculino e feminino e handebol feminino. A equipe masculina de handebol poderia se classificar ontem em caso de vitória sobre a Argentina na final do Pan-2011 (a decisão começaria às 23 horas) - só o campeão pan-americano garante vaga.
Em Pequim-2008, o Brasil mandou sua maior delegação para uma Olimpíada, com 277 atletas (144 homens e 133 mulheres). Quatro anos, em Atenas, foram 247 atletas.
O resultado em Pequim foi o melhor da história do Brasil na Olimpíada, com 15 medalhas (três ouros, quatro pratas e oito bronzes). O resultado havia igualado o de Atlanta-1996, também com 15 medalhas, mas com uma prata a menos (três ouros, três pratas e nove bronzes).
Em junho último, a um ano da Olimpíada, o COB disse que a expectativa em Londres-2012 é repetir o desempenho de Pequim, quando o Brasil terminou na 23 posição no quadro de medalhas. (Folhapress)

Imagem ilustrativa da imagem Brasil já tem 100 atletas em Londres