SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Brasil e República Tcheca se enfrentaram nesta quinta-feira (16) pela fase de grupos da Copa do Mundo de Futsal. As duas seleções mais fortes do grupo D protagonizaram um jogo pegado no primeiro tempo, mas com desempenho melhor do Brasil na segunda etapa, que venceu por 4 a 0.

Com gols de Ferrão, Rodrigo e Marlon, a seleção segue na liderança do grupo D, com 6 pontos. O próximo adversário do Brasil no Mundial será o Panamá, com partida marcada para o próximo domingo (19), às 10h (Brasília).

A seleção brasileira teve domínio da posse de bola e chegou mais vezes com perigo ao gol da República Tcheca. Ferrão e Dyego bateram, mas foram parados pelo goleiro Gercak. O goleiro brasileiro, Guitta, tentou do meio da quadra e ficou na trave. A defesa do Brasil também teve que trabalhar para evitar o contra-ataque europeu e conseguiu segurar as ofensivas de Slovacek e Seidler.

Na melhor chance da seleção tcheca na primeira etapa, Slovacek avançou pelo meio e chutou forte, mas Guitta conseguiu se esticar e mandar a bola pelo lado de fora da rede. Seidler e Resetar também tentaram, mas pararam na defesa brasileira.

O Brasil continuou presente na quadra adversária, porém sem conseguir criar espaços mais claros e sem passar pelo goleiro Gercak, que se recuperou bem de todas as defesas que fez. O primeiro tempo terminou com 45 finalizações ao todo, 30 para do Brasil contra 15 da República Tcheca.

Na volta do intervalo, os europeus continuaram com marcação forte e defesa fechada. Em cobrança de falta entre Dyego e Rodrigo, Vnuk interceptou o chute e não deu chances para o Brasil. Segundos depois, o mesmo Dyego encontrou Ferrão no lado direito da quadra, que chutou forte no gol e abriu o placar para a seleção brasileira.

Depois do primeiro gol, a defesa tcheca se atrapalhou e Ferrão desencantou, marcando mais um, o sexto gol dele nessa Copa do Mundo. Com a vantagem, o Brasil ganhou confiança e apostou também no contra-ataque. Em jogada individual, Rodrigo fez 3 a 0 para a seleção brasileira, seu centésimo gol da carreira.

Vencendo por boa diferença, o Brasil avançou no ataque, sem deixar de apertar a marcação. Krivanek e Koudelka tabelaram, mas Bruno fez o corte. Seidler derrubou Bruno perto da pequena área, e, apesar de não fazer pênalti, levou o amarelo. Faltando um minuto para o fim do jogo, Marlon enganou Gercak e fechou o placar em 4 a 0.