Londrina, PR, 30 (AE) - Na primeira grande exibição no Pré-Olímpico, a seleção brasileira goleou a Colômbia por 9 a 0, hoje à tarde, no Estádio do Café, em Londrina, e garantiu a primeira colocação do Grupo A, com 10 pontos. Na estréia do quadrangular final - todas as equipes jogam entre si -, a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo enfrenta a Argentina, segundo do B, na quarta-feira, às 21h40.
Com os nove gols sofridos, a Colômbia, que começou a partida poupando três titulares que estavam pendurados com um cartão amarelo, dando como certa a classificação, perdeu a segunda colocação para o Chile, que já arrumava as malas para voltar para casa. As duas equipes acabaram a primeira fase com sete pontos. Os chilenos tiveram o saldo de gols zerado. A Colômbia ficou com três gols negativos.
Depois da Argentina, o Brasil pega o Chile, na sexta-feira; e o Uruguai, primeiro do Grupo B, no domingo. Duas equipes garantem vaga na Olimpíada de Sydney. Hoje, na preliminar, a Venezuela derrotou o Equador por 4 a 2. A seleção brasileira, enfim, fez as pazes com a torcida. A mesma que vaiara o time em outros jogos, gritou "olé", empolgada. Os colombianos entraram em campo esbanjando simpatia. "Obrigado, Londrina, com muito amor", dizia uma faixa. Era o agradecimento pelo apoio e carinho dos torcedores brasileiros nos jogos anteriores. Em campo, porém, os jogadores do Brasil foram impiedosos.
A formação da equipe colaborou muito para a goleada. Luxemburgo promoveu mudanças importantes no setor ofensivo. Lucas, veloz e bastante brigador, ganhou a vaga de Fábio Júnior, que andava sem brilho. Edu entrou no lugar de Mozart e foi uma espécie de terceiro atacante. Athirson foi eficiente pela lateral esquerda, no lugar do machucado Fábio Aurélio.
O Brasil foi outro em campo. Desde o início, a equipe partiu para cima do time colombiano, com bastante vontade. Ao fim do primeiro tempo, já vencia por 5 a 0. O primeiro gol aconteceu aos 8 minutos. Alex cobrou escanteio pela direita e o zagueiro álvaro desviou a bola de cabeça, antecipando-se ao goleiro Zapata no primeiro poste.
Aos 15 minutos, o lateral Mancini, de volta ao time, fez cruzamento pela direita, a bola quicou na grande área, a defesa não cortou e Ronadinho apareceu para marcar o segundo gol, de cabeça.
Aos 21, Edu deixou sua marca pela primeira vez. Alex cruzou, mais uma vez pela direita, Quintana afastou a bola parcialmente sob a trave e, no rebote, o brasileiro ampliou o placar. O mesmo Edu fez o quarto gol, aos 36, de cabeça, após cruzamento de Lucas pela esquerda. Aos 43, Athirson foi à linha de fundo, fez o cruzamento, a bola desviou no corpo do zagueiro Portocarrero, enganou o goleiro e entrou no gol.
A Colômbia, ameaçada de perder a vaga para o Chile pelo saldo de gols, resolveu mudar. Aos 41 minutos, o técnico Javier Alvarez colocou os titulares Arce e Viveros, no lugar de Murillo e Lopez, respectivamente. Mas não adiantou.
Na segunda etapa, o Brasil fez mais quatro gols - Adriano (aos 19 minutos) em chute de longa distância; Lucas (26)
no rebote do goleiro; Warley (36), de cabeça; e Ronaldinho (45)
de pênalti. Foi o quinto gol de Ronaldinho, artilheiro do Pré-Olímpico, ao lado do peruano Pizarro. A Colômbia teve dois atletas expulsos no segundo tempo - Vargas e Candelo. Ficha Técnica. Brasil 9 x 0 Colômbia. Gols - álvaro aos 8, Ronaldinho aos 15, Edu aos 21e 36 e Athirson aos 43 minutos do primeiro tempo; Adriano aos 19, Lucas aos 26, Warley aos 36 e Ronaldinho aos 45 minutos do segundo. Brasil - Fábio Costa; Mancini, Fábio Bilica (Cris), álvaro e Athirson; Marcos Paulo, Fabiano (Warley), Edu e Alex (Adriano); Ronaldinho e Lucas. Técnico - Wanderley Luxemburgo. Colômbia - Zapata; Quintana, Portocarrero, Posada e Cortes; Murillo (Arce), Vargas, Lopez (Viveros) e Candelo; Muñoz e Castillo (Montoya). Técnico - Javier Alvarez. Juiz - Daniel Gimenez (Argentina). Cartão amarelo - Fábio Bilica, Adriano, Quintana e Posada. Cartão vermelho - Vargas (9 do 2.º) e Candelo (38 do 2.º). Renda - Não divulgada. Público - 16.215 pagantes. Local - Estádio do Café, em Londrina.