O domingo (29) foi de pódio para o Brasil em diversas modalidades nos Jogos Pan-Americano em Santiago, no Chile. Um dos destaque foi a canoagem slalom. Guilherme Mapelli e Ana Sátila conquistaram duas medalhas de ouro na modalidade. Também foram obtidos bons resultados no hipismo e no judô.

Na categoria de salto no hipismo individual, Márcio Jorge ficou muito perto de conquistar o ouro, mas a americana Caroline Pamucku conseguiu vencer o brasileiro, que terminou com a prata.

No salto por equipes, o Brasil ficou no terceiro lugar e garantiu a medalha de bronze, ficando atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos. Além de Márcio Jorge, o time brasileiro conta com Rafael Losano, Carlos Parro e Ruy Fonseca. Com as medalhas de prata e bronze, o Brasil garantiu a classificação no CCE (Concurso Completo de Equitação) para a Olimpíada de Paris em 2024.

Já no judô, Gabriel Falcão subiu no lugar mais alto do pódio após lesão do também brasileiro Daniel Cargnin. Guilherme Schimidt superou a torcida adversária e levou a melhor sobre o chileno Jorge Perez. Já Ketleyn Quadros conquistou o bronze. No atletismo, Caio Bonfim foi prata na marcha atlética de 20 quilômetros.

O ouro não veio, mas o Brasil faturou medalhas na maratona aquática feminina de 10 km no Pan 2023. A atual campeã olímpica Ana Marcela Cunha ficou com a prata, enquanto Viviane Jungblut ficou com o bronze.

Pela terceira rodada da fase de grupos, a seleção brasileira venceu Honduras por 3 a 0. Os gols brasileiros foram marcados por Ronald e Gustavo Martins, do Grêmio, e Thauan Lara do Internacional. Com o resultado, o Brasil terminou a primeira etapa na liderança do grupo B.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.