Brasil estréia contra a Coréia do Sul
O jogo válido pelo Campeonato Mundial Feminino começa às 15 horas (horário de Brasília), em Munster, na Alemanha
Agência Folha
A seleção brasileira feminina de basquete inicia hoje, na Alemanha, a defesa do título Mundial conquistado na Austrália em 1994. Para chegar ao bicampeonato, as jogadoras negam favoritismo e dizem querer fazer como no último Mundial: pensar em uma partida de cada vez, ‘‘esquecendo’’ os adversários seguintes. O primeiro adversário é a Coréia do Sul, atual campeã asiática, hoje às 20h (15 horas de Brasília). O jogo acontece no Sporthalle Berg Fidel, na cidade de Munster (centro-oeste da Alemanha).
Ao lado de EUA, Rússia, Austrália e China, o Brasil é considerado uma das potências pela mídia e por técnicos adversários. ‘‘As brasileiras estão entre as três candidatas ao título juntamente com as norte-americanas e as australianas’’, afirmou Bernd Motte, treinador da Alemanha, que tem possibilidade de enfrentar a seleção do Brasil na segunda fase da competição. Também jogam hoje: Estados Unidos x Japão e Rússia x China.
A ala Paula, 36, a mais experiente do grupo, é enfática ao rejeitar à equipe o rótulo de favorita. ‘‘As pessoas falam de ganharmos o bicampeonato como se estivéssemos indo disputar os Jogos Regionais. O Mundial é um campeonato difícil. De repente, tropeçamos na Coréia’’, declarou.
Na última quinta-feira, em torneio disputado em Pólvoa de Varzim, em Portugal, a seleção brasileira, que se sagrou campeã, derrotou as coreanas por 9 pontos de vantagem. Mas a vitória não serviu para dar confiança total às brasileiras, que estão preocupadas com a velocidade e com os arremessos longos das rivais. ‘‘O basquete asiático é perigoso, rápido e frio, mas nós temos mais talento e altura, e temos que saber tirar vantagem disso’’, analisou o técnico Antonio Carlos Barbosa, 53, que conta com as pivôs Alessandra, 2,00 m, e Cíntia Tuiú, 1,96 m.
A atleta mais alta da Coréia tem 1,86 m. A pivô Eun-Soon Chung, de 1,89 m, considerada a melhor atleta do país teve séria contusão no joelho e não irá jogar neste Mundial. Ela, inclusive, decidiu retirar-se do esporte.
Além da Coréia o Brasil enfrentará na primeira fase, pelo Grupo D, a Eslováquia, amanhã, e a Hungria, na quinta-feira. Três seleções se classificam para a segunda fase.‘‘Nossa chave é difícil, e estamos conscientes disso’’, afirmou Paula. ‘‘Aliás, o Brasil vai ser muito visado. Hoje, nós somos um time que preocupa os outros.
O jogo Brasil x Coréia será transmitido ao vivo, às 15h, pela Sportv.

mockup