Brasil entra na disputa pela Copa de 2006
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de julho de 1998
Agência Estado 
Se depender da vontade dos dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Copa do Mundo de 2006 será disputada no Brasil. A decisão da Fifa ocorrerá dentro de um ano e meio e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está otimista, depois de ter tido muitos contatos com representantes do futebol de todo o mundo durante a Copa da França.
Temos mais de um ano para trabalhar a competição no Brasil e já começamos a elaborar o projeto, que será grandioso, disse Teixeira.
O presidente da CBF - responsável pelo lançamento da candidatura vitoriosa do suíço Joseph Blatter à presidência da Fifa - destacou o fato de o Brasil ter sido o primeiro país a apresentar a sua inscrição para organizar a Copa de 2006, há dois anos. Ele também considerou que a reivindicação é legítima. Somos uma potência do futebol, temos quatro títulos mundiais, disputamos todas as Copas do Mundo e não organizamos um Mundial desde 1950, quando o processo era de escolha e não de disputa de votos, afirmou o presidente da CBF.
Ricardo Teixeira considera que o Brasil já tem bom número de votos para a sua indicação.
O país-sede da Copa de 2006 deveria ser definido no final do ano 2000. A Fifa antecipou a escolha para dezembro de 1999. O mapa dos votos por continente está definido: Europa, 8; Ásia, 4; África 4; América do Sul, 3; Concacaf, 3; e Oceania, 1. O presidente da Fifa também tem direito ao voto de minerva.
Os candidatos já inscritos são: Brasil, Inglaterra, Alemanha e África do Sul.
De acordo com Ricardo Teixeira, o Brasil deverá contar com os três votos da América do Sul (Argentina, Brasil e Confederação Sul-Americana de Futebol) e três da Concacaf (Confederação Norte, Centro-Americana e do Caribe de Futebol). A CBF espera ainda obter apoio de países da África, da Ásia, da Oceania e alguns da Europa. Na visão de Teixeira, o Brasil terá de obter 13 dos 24 votos para ser indicado país organizador da Copa de 2006.


